Como é a morte e luto no autismo? Este é o mote do último episódio do Mundo Autista, programa disponível no YouTube. Assim, a apresentadora Selma Sueli Silva reflete sobre a empatia em autistas. Afinal, ela teve o diagnóstico de autismo adulta.
Neste vídeo, Selma afiança que não é porque uma pessoa autista não demonstra o sentimento de maneira perceptível, que ele não sinta saudade. No decorrer do episódio, aliás, ela se aprofunda no que acontece com o cérebro autista quando se encontra com a morte e o luto.
Programa aborda morte e luto no autismo
Dessa forma, o episódio explora as vivências da youtuber. Isso porque ela perdeu o namorado neste ano. Assim, Selma expande a discussão para o comportamento que autistas costumam apresentar em situações como essa.
É que, para Selma Sueli, a pessoa autista tende a lidar com a morte de maneira pragmática. Afinal, este é um evento que faz parte da vida e ocorre com todos. O que varia é com qual idade e contexto da morte. Essas varáveis é que podem trazer sofrimento, quando acontecem fora do sequencia natural de nascimento, adoecimento, envelhecimento e morte.
Temporada reflete sobre experiências de pessoas autistas
No Mundo Autista, Sophia Mendonça e Selma Sueli Silva discorrem sobre o que acontece com pessoas autistas nas diversas situações. Elas são mãe e filha, ambas autistas. Inclusive, Selma é criadora de conteúdo e escritora. Além disso, é empreendedora e radialista.
Então, Selma reflete sobre as experiências das pessoas autistas e seus impactos ao longo da vida. O Mundo Autista, por sinal, é o canal mais antigo protagonizado por autistas no YouTube brasileiro. Aliás, a temporada de 2022 também aborda temas como hiperfoco e Transtorno do Processamento Sensorial (TPS).
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.