O Mundo Autista

Quem Somos

Desde que a filha nasceu, em 1997, a jornalista Selma Sueli Silva sabia que havia algo diferente. Por mais que as pessoas à sua volta dissessem que a única diferença estava na inteligência privilegiada da filha, Sophia Mendonça, Selma não desistiu. Ela sabia que ser somente inteligente não bastava, é preciso que a inteligência seja funcional.

O diagnóstico veio em 2008, quando Sophia já estava com 11 anos. Mais tarde, em dezembro de 2015, mãe e filha lançaram o canal do YouTube “Mundo Autista”. O slogan, ‘Bem vindos a esse fascinante mundo do autismo’ foi a forma que elas encontraram de dizer que o Mundo Autista é o mundo dos seres humanos, de todos nós, com suas características singulares. Em 2016, Selma foi diagnosticada, também, dentro do TEA – Transtorno do Espectro do Autismo

O ponto principal nunca foi esquecido: compartilhar as próprias vivências, para amenizar o sofrimento de outros autistas e de seus familiares. Mãe e filha passaram por muitos desafios, com muitos sofrimentos e queriam, com o compartilhamento de suas vivências e experiências, amenizar a caminhada de outras pessoas e fazê-las perceber que não estamos sozinhos.

Hoje, mãe e filha jornalistas estão à frente do Mundo Autista que, além do YouTube, está no Facebook, Instagram, Twitter e, mais recentemente, da parceria com o Portal Uai que se estendeu para a editoria Diversidade do Estado de Minas. Somos omundoautista.uai.com.br.

Dessa forma, ampliamos nossa abordagem para falar sobre inclusão de uma maneira geral e dar voz às minorias, onde faremos nossas trocas, com pessoas com deficiência, diversidade de gênero, raça, religião e outros. Saber conviver pressupõe aprender a debater sobre as situações conflitantes, pois é a partir do conflito que amadurecemos, crescemos e, por fim, desenvolvemos.

No mundo pós pandêmico, as consequências da presença do vírus nos lembram da necessidade do resgate de nossa humanidade. Emoções e pessoas importam, todas elas. Convidamos você para fazer parte da construção de um mundo melhor, onde a riqueza e o valor da diferença sejam ressaltados como fator de criatividade para tornar nossa sociedade mais inclusiva, humanizada, digna, harmoniosa e democrática.