A Verdade Sobre o Aumento de Diagnósticos de Autismo - O Mundo Autista
O Mundo Autista

A Verdade Sobre o Aumento de Diagnósticos de Autismo

AUTISMO “BANALIZADO”? A Verdade Sobre o Aumento de Diagnósticos de Autismo é um shorts do canal Mundo Autista, com Sophia Mendonça.

AUTISMO "BANALIZADO"? A Verdade Sobre o Aumento de Diagnósticos de Autismo

AUTISMO "BANALIZADO"? A Verdade Sobre o Aumento de Diagnósticos de Autismo

AUTISMO “BANALIZADO”? A Verdade Sobre o Aumento de Diagnósticos de Autismo é um shorts do canal Mundo Autista, com Sophia Mendonça.

Autismo banalizado”? “Epidemia de diagnósticos“? Você já ouviu essas afirmações? Neste vídeo, Sophia Mendonça desmonta essa narrativa perigosa e ofensiva, que questiona a validade de diagnósticos. E, além disso, mascara o real avanço no conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância da neurodiversidade.

PEntenda por que o aumento de diagnósticos de autismo reflete mais ferramentas de identificação e não uma “epidemia”. Discutimos como o preconceito nessa narrativa atinge especialmente mulheres adultas e como mitos persistem (assim como a superstição do “chinelo virado”!). Um chamado à ética no cuidado, ao respeito pela experiência individual e ao fim da invalidação. Assista e reflita conosco!

Inscreva-se no canal do YouTube Mundo Autista

AUTISMO “BANALIZADO”? A Verdade Sobre o Aumento de Diagnósticos de Autismo

Sophia Mendonça é jornalista, professora universitária e escritora. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Ela também ministrou aulas de “Tópicos em Produção de Texto: Crítica de Cinema “na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto ao professor Nísio Teixeira. Além disso, Sophia dá aulas de “Literatura Brasileira Contemporânea “na Universidade Federal de Pelotas (UfPel), com ênfase em neurodiversidade e questões de gênero.

Atualmente, Sophia é youtuber do canal “Mundo Autista”, crítica de cinema no “Portal UAI” e repórter da “Revista Autismo“. Aliás, ela atua como criadora de conteúdo desde 2009, quando estreou como crítica de cinema, colaborando com o site Cineplayers!. Também, é formada nos cursos “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica” (2020) e “A Arte do FIlme” (2018), do professor Pablo Villaça.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments