Arte e entretenimento

Crítica: Priscilla (2023)

Eu estou simplesmente apaixonada por Priscilla (2023), o novo filme de Sofia Coppola. É que, por mais que a cineasta e roteirista seja sempre muito hábil em abordar várias nuances de uma mesma perspectiva, aqui ela se superou. Afinal, Priscilla é um olhar sensível e necessário sobre um lado usualmente pouco abordado no mundo da fama e do glamour. Ou seja, o filme retrata com delicadeza e respeito a perspectiva de como é ser esposa e viúva de um astro do rock.

O amor e o abuso na biografia da ex-esposa de Elvis Presley

Sofia é uma especialista em analisar aspectos da vida de pessoas privilegiadas, geralmente mulheres, que na prática tem pouco ou nenhum poder sobre as próprias vidas e o entorno. Mas aqui ela consegue trazer ainda mais afetos à narrativa. E particularmente, eu amo os modos como ela revela tanto o fogo quanto as complicações de um primeiro amor que se materializa por uma celebridade.

Assim, a cineasta mostra um viés humanizado ao mostrar aspectos questionáveis e por vezes escondidos da personalidade de Elvis Presley. Porém, sem jamais demonizá-lo. Dessa forma, principalmente no desfecho poderoso e tocante, ela vai em um ponto nevrálgico em que poucos diretores ousaram tocar. Ou seja, havia muito amor da perspectiva de Priscilla nessa história. Mesmo após a consciência de que este se tratava de um relacionamento abusivo e até bastante doentio.

Sofia Coppola se supera mais uma vez com Priscilla

Também, o longa-metragem conta com interpretações perfeitas de Jacob Elordi e Cailee Spainey. Aliás, impressiona como a atriz consegue transitar de maneira convincente por muitos anos da trajetória da protagonista. Dessa forma, as atuações coroam este que a meu ver é o melhor filme de Sofia Coppola desde o clássico Encontros e Desencontros (2003).

Avaliação

Avaliação: 4.5 de 5.

Autora

Sophia Mendonça é uma jornalista, escritora e pesquisadora brasileira. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+

Mundo Autista

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

3 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

4 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

4 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!