Arte e entretenimento

Análise do livro Outro Olhar – reflexões de um autista

Em Outro Olhar – reflexões de um autista (2015), Sophia Mendonça apresenta ao leitor flashes de seu mundo psíquico interior. Com isso, fala de sensações, emoções, pensa mentos, desejos, realidades e exigências do mundo externo. Assim, com inteligência superior ciente de não ser gênia, a autora delata o emaranhado,  a diferente e confusa formatação funcional psicológica onde vivências comuns do cotidiano se tornam tempestades que precisam ser  superadas e as vivências complexas são “simplesmente” aniquiladoras. Dessa forma, ela mostra com perícia e sensibilidade como é difícil sobreviver,  neste mundo de humanos, tendo Síndrome de Asperger. 

Isso porque são dezoito capítulos de exposição de um mundo que parece ficção (Outro Olhar). Porém, ele  é real, muito real e muito mais frequente que  o leitor possa imaginar. Então, Sophia oferece a visão geral de suas dificuldades e vitórias. Assim, ela começa  pela dificuldade de entender o universo humano e pelas suas explosões de raiva. Além disso, aborda o tratamento  médico e sua importância e a sua natural franqueza extrema. Também, ela narra suas dificuldades no mundo  social escolar e as vitórias alcançadas.

Sobre o que fala o livro Outro Olhar, de Sophia Mendonça?

Daí, Sophia segue  relatando seu sofrimento para ir e permanecer no ambiente escolar. Além disos, fala da importância de ser ajudada por amigos e familiares. Nesse sentido, a figura da  mãe está presente em quase todos os capítulos de forma positiva. O que denota sua importância.   Assim, Sophia Mendonça finaliza ressaltando a presença destrutiva da ansiedade não canalizada para algo prazeroso  e produtivo.  

Depois, no quarto e no quinto capítulos, a autora ressalta uma questão da mais alta importância. Ou seja, o diagnóstico. Afinal, sem essa clareza, o futuro será mais tortuoso e incerto para a  pessoa afetada. E também para a família, a escola e todo o contexto social participante. Aliás, há poucas déca as trabalhei num hospital onde colegas me  criticavam por falar o diagnóstico dos filhos  para os pais. Isso porque eles que estava condenando crianças a um futuro sem perspectiva. Porém, eu confrontava que, pelo contrário, era o  diagnóstico que propiciava tratamento adequado. E, por consequencia, um futuro melhor. Hoje, a fala da autora “Quem conhece as regras do jogo tem mais chances de vencer  no final”, atesta a adequação de meu posicionamento. 

O Budismo na obra da escritora autista Sophia Mendonça

Após isso, Sophia fala sobre sobreviver na Escola. Aliás, este é um assunto largamente encontrado nas autobiografias de pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Então, Sophia Mendonça ensina como sobre viver e se manter nesse ambiente hostil. Isso, por serem diferentes.  Já no sétimo capítulo, os ensinamentos do  budismo começam a ser citados. E mais, a autora os exercita  para aplacar os inúmeros conflitos existenciais. Então, esse tema continua e a jovem autora fala  da automedicação e seu perigoso excesso.  

Depois disso, Sophia fala da  rigidez de pensamento dos humanos ditos normais ou neurotípico. Isso ocorre diante de sua dificuldade em aceitar aqueles que são diferentes.  Aliás, esta é uma fantástica contradição. Isso porque tecnicamente dizem que são as pessoas com TEA que apresentam rigidez psíquica. Mas no mundo real…  Enfim, o décimo capítulo é um poema à harmonia alcançada com a figura paterna.   Já os capítulos seguintes são o retrato do Parece simples, mas para nós não é.   Afinal, surgem emoções e sensações diversas,. E todas elas estão presentes  e soltas/desconectadas como num ambiente  sem gravidade, em contínua atividade, mas difíceis de interpretação e integração. Então, todas estão cobrando sua clareza, conexão, importância, finalidade e uso ou arquivamento. Nesse sentido, novamente, o budismo entra em cena na busca do equilíbrio tão importante. 

Análise do livro Outro Olhar – reflexões de um autista

Além disso, os últimos capítulos trazem importantes dicas sobre como otimizar a comunicação e o afeto  com alguém com TEA.  E livro termina comentando os rótulos. Daí, fala que a chave para se encontrar a felicidade do autista está  no autoconhecimento.. E que luta é constante e não é fácil. Também,mostra como o simples (correção  de miopia) ajuda no complexo (Asperger). Dessa forma, a autora abandona o transitório (os limites que  são superados) e revela o verdadeiro (a  vida é única e seu valor, também, é único). Portanto, considero Sophia Mendonça heróina de sua  própria história pelo exercício de autosuperação. E aqui ela mostra esse caminho para os “não diferentes”. Então, digo: parabéns e siga em frente. 

Autor da análise

(*) Walter Camargos é psiquiatra, criador do serviço especializado  em atendimento aos portadores de Transtornos Invasivos do  Desenvolvimento na FHEMIG, autor de “Síndrome de Asperger e  Outros Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento”  

Mundo Autista

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

3 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

4 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

4 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!