Livros

Relação entre autismo e transgeneridade

Sobre a relação entre autismo e transgeneridade. Em meu décimo livro, Metamorfoses, eu busco, por meio de uma perspectiva etnográfica de pesquisa, a elaboração de diálogos afetivos entre as minhas experiências como uma mulher autista transexual de 25 anos e os relatos de autistas transgênero no Twitter. Afinal, a incongruência de gênero é 7.59 vezes mais comum em autistas do que na população em geral. Isso está em estudo divulgado na revista científica Nature. Porém, as discussões sobre autismo se arraigam em controvérsias sobre gênero, sexualidade e autonomia. Aliás, a obra é fruto de uma longa pesquisa sobre comunicação mediada por tecnologia e narrativas de vida. Eu pude conduzi-la em conjunto com a doutora Sônia Pessoa, na Universidade Federal de Minas Gerais.

Inclusive, o interesse pela problemática veio ao lançarmos um olhar ao longo dos tempos aos indivíduos no TEA e transgênero. Afinal, há um consenso de que ambas as condições são estigmatizadas e receberam pouco apoio na maior parte das culturas. Dessa forma, autistas LGBTQIAP+ são historicamente negligenciados pelos profissionais de saúde. Isso acontece mesmo com evidências suficientes para que percebamos uma maior prevalência de transgeneridade em autistas. Ocorre, entretanto, que são justamente esses profissionais os responsáveis por fazer a ponte entre autistas e o restante da sociedade, no que tange à comunicação. E ainda, autistas trans enfrentam percalços diários específicos. Tudo isso está nos achados de pesquisa que deram origem ao livro e a este artigo.

Relação entre autismo e transgeneridade não é falso positivo

O pesquisador Wenn Lawson critica, no prefácio do livro Gender Identity, Sexuality and Autism, os muitos estereótipos arraigados às características do TEA. Afinal, eles contribuem para perpetuar uma visão de que a incongruência de gênero trata de um pensamento obsessivo ou disfunção sensorial proveniente do autismo. Porém, uma série de pesquisas mostram uma correlação maior de diversidade de gênero entre pessoas autistas do que neurotípicas.

Aliás, segundo o estudo da Nature, que contou com a co-autoria do psicólogo e professor da Universidade de Campbridge, Simon Baron-Cohen, existem várias razões para que a relação entre transgeneridade e TEA não seja um falso positivo. Isso porque os pesquisadores observaram vários conjuntos de dados com estratégias de recrutamento, vieses de apuração, origens culturais e faixas etárias muito diferentes.

Então, uma hipótese para essa relação é que o gênero tem forte ligação com os padrões socioculturais. E apesar de pessoas autistas serem consideradas com maior inflexibilidade cognitiva, elas tendem a ser mais libertas dos entraves socioculturais. Nesse sentido, a identificação de sexo/gênero é mais fluída e se importa mais com o modo como a pessoa se percebe legitimamente.

O que é a incongruência de gênero?

A partir de uma série de pesquisas desenvolvidas por estudiosos como Judith Butler (da Universidade de Berkeley, na Califórnia) e Paul Preciado (do Centre Georges Pompidou, em Paris), a perspectiva de que as manifestações de gênero e sexualidade são naturais e estanque cai em descrédito. Isso porque as identidades se ligam a um processo de autopercepção, podem não ser congruentes com o sexo designado no nascimento e vão além de uma ideia binária de macho e fêmea.

Contudo, esses são estudos complexos porque o gênero, embora seja uma construção, evidencia-se especialmente na materialidade dos corpos. Assim, existem diferentes maneiras de expressá-lo, embora domínios culturais as restrinjam e as impossibilitem. Nesse sentido, expressão de gênero refere-se à maneira de uma pessoa se portar em sociedade e considera traços comportamentais relacionados desde a aparência até maneirismos e modos de agir.

Em outras palavras: o gênero representa uma sequência incessante de atos sem a qual é impossível existir como agente social. Entretanto, o caráter imaterial não significa escolha. Afinal, há uma multiplicidade de fatores sociais e estruturas de poder que limit am essa perfomance. Portanto, as identidades de gênero se referem à adequação do sujeito a uma categoria específica e são mais sérias e menos passíveis de escolha do que a expressão de gênero.

A identidade de gênero na relação entre autismo e transgeneridade

Dessa forma, as transgeneridades ocorrem quando a identidade de gênero é incongruente com aquela que foi designada no nascimento. Aliás, não se pode confundi-la com a homossexualidade, a qual se refere a experimentar atração sexual, romântica e emocional por pessoas do mesmo sexo/gênero. Já a disforia de gênero, por sua vez, refere-se às sensações de infelicidade e angústia extremas em relação à discrepância entre como se percebe o próprio gênero e como ele é experienciado e observado pelos outros. Este é um termo comum entre os profissionais da saúde, embora tenha sido substituído por Transtorno de Identidade de Gênero (TIG) nos manuais médicos.

O gênero é um dos primeiros aspectos do autoconhecimento. Portanto, a dissonância em relação ao sexo designado no nascimento pode ocorrer ainda na primeira infância. Mas, o afastamento de uma perspectiva biofísica não significa uma postura de negação do papel da medicina em relação às transexualidades, uma vez que há sofrimento psíquico associado à percepção de características físicas. Portanto, o foco da disforia de gênero como diagnóstico evoluiu para uma percepção do desconforto como mote da ação terapêutica, em vez da patologização da identidade em si.

A realidade das pessoas autistas e transgênero na relação entre autismo e transgeneridade

As pesquisadoras Eva Mendes e Meredith Maroney, da Universidade de Calgary (Canadá) observam, no livro Gender Identity, Sexuality and Autism, a existência de uma percepção equivocada de que autistas não são capazes de apreender a própria identidade de gênero. Elas identificaram grupos de pessoas com esse diagnóstico que, embora tivessem consciência desde muito jovens acerca de suas identidades de gênero discrepantes àquelas designadas no nascimento, relataram ter essa percepção invalidada por muitos avaliadores em função da deficiência. As estudiosas perceberam que nomear a identidade foi uma parte importante para a aceitação e autoestima de alguns dos colaboradores da pesquisa.

Também, as cientistas identificaram que autistas com orientações sexuais ou identidade de gênero não normativa tendem a relatar maior preocupação com rejeição e discriminação do que a população LGBTQIAP+ em geral. E ainda, a aceitação da transgeneridade pode ocorrer mais tardiamente em autistas em função da falta de percepção de identidades não convencionais, ou seja, a dicotomia entre macho e fêmea.

Dessa forma, muitos autistas LGBTQIAP+ assumem a identidade primeiro para si antes de revelá-la a outras pessoas. Inclusive, alguns autistas envolvidos na pesquisa perceberam impactos negativos na percepção de outros sobre sua capacidade, depois de revelarem o diagnóstico. Outros tiveram o laudo questionado pelas habilidades de camuflagem social. Porém, eles também evidenciaram a necessidade de pertencerem a comunidades, especialmente aquelas formadas por pessoas que compartilham identidades e interesses similares. Aliás, muitos deles relataram que suas identidades eram respeitadas nesses grupos.

Veja também: “10 revelações pessoais em livro sobre autismo e transexualidade

Sophia Mendonça

Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Além disso, em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

Mundo Autista

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

3 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

4 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

4 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!