Arte e entretenimento

Sophia Mendonça publicará conto infantil

Sophia Mendonça publicará conto infantil em 2024. Confira o que a autora escreveu sobre isso:

Quem me conhece desde a infância sabe que sempre fui uma leitora voraz. Isso porque eu tenho contato com os prazeres da literatura desde muito pequena. Assim, comecei a minha vida literária com contos de fadas, sendo Cinderela o meu favorito. Então, segui a infância lendo obras como “Assassinato no Avião da Meia-Noite”, “O Fantástico Mistério de Feiurinha” e a série de livros da “Bruxa Onilda”.

Afinal, sempre apreciei obras repletas de suspense e bom-humor. Além disso, amava personagens femininas fortes em histórias mágicas. Essa característica foi se transformando e se adaptando às leituras de cada fase da vida, mas ainda hoje existe e é marcante.

A formação como escritora para jovens

Por exemplo, na adolescência, meus livros favoritos eram as séries “A Mediadora” e “Becky Bloom” . Portanto, toda a minha bagagem adquirida até os 18 anos tem uma forte influência quando escrevo obras de ficção. Isso ocorre porque são contos e romances voltados ao público jovem, que tentam divertir e encantar.

Com isso, o meu trabalho na ficção busca trazer essas características dos livros que sempre amei. Ou seja, a obra visa proporcionar desde mistérios envolventes a personagens que se abrem para possibilitar um mundo de afetos, interpretações, sensações e sentimentos ao leitor. Nesse contexto, determinei 2024 como um divisor de águas na minha carreira como autora de ficção juvenil.

Sophia Mendonça publicará conto infantil em 2024

Afinal, entrei para o Coletivo de Autores de Pelotas (CAP) e para o doutorado em Literatura na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Dessa forma, estou em uma fase propícia a estimular a minha criatividade como autora de ficção. Sem contar que, ainda quando cursava a graduação em Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), fui aluna de Leo Cunha, um dos maiores gênios que a literatura infantil brasileira nos proporcionou.

Durante a minha carreira, escrevi romances e contos para o público jovem adulto e adolescente, como “Danielle” (2016) e “Entre Fadas e Bruxos” (2019). Porém, o ano de 2024 marcará, graças ao CAP, o lançamento do meu primeiro conto infantil. Esta produção integrará uma coletânea direcionada ao incentivo da leitura em escolas. Foi assim que surgiu “A fada mais sem graça de todas”. O conto funciona como um prólogo de “Entre Fadas e Bruxos” ao narrar a história da personagem Annabeth antes de se tornar a Rainha das Fadas, mas também pode ser lido como obra independente.

Autora

Sophia Mendonça é uma jornalista, escritora e pesquisadora brasileira. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+

Mundo Autista

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

3 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

4 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

4 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!