Blog

Solidariedade e empatia são armas contra o ódio

Selma Sueli Silva

“O ódio precisa ser combatido e apenas o diálogo e a aceitação da diversidade podem trazer a paz social.” Jacinda Ardern, conhecida por combate à Covid-19 venceu as eleições da Nova Zelândia para primeira-ministra. Foi a maior vitória de seu partido em quase meio século de história.

A vitória de Jacinda Ardern nas últimas eleições da Nova Zelândia, reacenderam em mim a esperança de uma política na contra mão do que acompanho, atualmente, em vários países do mundo. Os Estados Unidos, assim como o Brasil, minimizaram os efeitos do novo coronavírus o que nos rendeu mais de 154 mil mortes e 5 milhões e 250 mil casos de coronavírus até aqui. Os Estados Unidos registram mais de 210 mil mortes e mais de 8 milhões de casos do novo coronavírus.

Enquanto isso, Jacinda ficou conhecida mundialmente pela gestão da crise da Covid. Ela tomou medidas assertivas, na luta para unir o país contra a covid-19 o que se tornou um marco no combate à pandemia. E ainda que, um ano antes, um ataque da extrema-direita, tenha deixado o saldo de 50 pessoas em seu país. a primeira-ministra não usou o evento para insuflar o desejo de vingança em toda a população. E sequer usou os enterros como palanque. Ao contrário, em menos de uma semana, leis foram aprovadas para endurecer o acesso às armas.

Depois de sua vitória, no último sábado (17), Jacinda Ardern nos convidou a uma reflexão: “Estamos vivendo em um mundo cada vez mais polarizado. Um lugar onde mais e mais pessoas perderam a capacidade de ver o ponto de vista uns dos outros. Espero que com esta eleição, a Nova Zelândia tenha mostrado que não somos assim”.

Eu também espero. Esse resultado é a prova de que há poder construtivo na conciliação que é avessa ao discurso de ódio. É possível cuidar da paz e equilíbrio social com uma política antirracista, com salários dos políticos congelados, licença-maternidade de 6 meses, ampliando cotas para receber refugiados, entre outras medidas. Passou da hora de entendermos a empatia como a base para a solidariedade de fato, em que aprendamos a enxergar a humanidade no outro como um primeiro passo para que ele mesmo comece a praticá-la.

Se o verbo hoje, na Nova Zelândia é “to Ardern up”, o meu, por aqui, é esperançar.

Se você gosta do nosso trabalho e quiser ser um apoiador, clique no link e receba conteúdos exclusivos: https://www.catarse.me/pt/o_mundo_autista

Site: https://omundoautista.uai.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/mundo.autista/

Facebook: https://www.facebook.com/mundoautista…

Twitter: https://twitter.com/autista_mundo

Mundo Autista

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

3 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

3 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

4 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!