Arte e entretenimento

A Verdadeira História de Tina Turner

Há muitos momentos emblemáticos sobre abuso de gênero em A Verdadeira História de Tina Turner, filme disponível no Star+. Afinal, relacionamentos abusivos são sobre poder e subjugação. Assim, não é surpreendente que Ike Turner, durante o divórcio, nem quisesse que a esposa mantivesse o nome pelo qual ela era conhecida. É que Tina Turner nasceu como Anna Mae Bullock e recebeu o nome artístico do ex-marido no início da relação.  Mas, ao final, ela estava tão ansiosa para se ver livre de tamanho controle que desistiu de praticamente tudo no julgamento da separação. Dessa forma, ele ficou com absolutamente tudo, dos royalties de gravação aos direitos de publicação. Porém, a única coisa que a protagonista desta história verídica fez questão de ficar foi com o nome, mesmo com os protestos de Ike de que havia o sangue da família dele por trás dessa alcunha. Afinal, parece difícil para um agressor reconhecer que a construção da marca Tina Turner veio por mérito dela.

Qual é a verdadeira história de Tina Turner?

Este exemplo serve para demonstrar o porquê de A Verdadeira História de Tina Turner ser uma obra muito mais angustiante do que praticamente qualquer outra cinebiografia de celebridades, mesmo sendo também uma história de superação. Afinal, não é incomum para esses filmes evidenciar em detalhes os desafios que o artista vivencia antes de chegar à fama. Porém, ainda mais considerando a geração e o status de Tina Turner, são poucos os que parecem ter passado por momentos nesse nível de dificuldade. Assim, a obra mostra o ciúme de Ike ao talento e à popularidade da esposa e a transformação dele em um marido fisicamente e psicologicamente violento. Além disso, a acompanhamos suportando a situação por um período tão extenso de tempo que chega a ser cruel.

Aliás, A Verdadeira História de Tina Turner começa com um prólogo no qual a pequena Anna Mae desconcerta as pessoas da igreja do interior com seu talento vocal, que eles associam a algo demoníaco. E anos mais tarde, ela vê Ike tocando em um palco e tem a oportunidade de cantar com ele. Dessa forma, ela consegue canalizar a energia vocal de uma maneira socialmente aceitável e admirada. Então, essa jovem ingênua logo torna-se membro da banda do artista. 

Filme conta a verdadeira história de Tina Turner

Por sinal, o filme traz Angela Bassett e Laurence Fishburne como Ike e Tina em desempenhos arrebatadores. Enquanto Fishburne consegue transmitir tanto o charme quanto a violência de Ike Turner, Angela Bassett é impetuosa e convincente como Tina. Esse vigor se estende às cenas musicais. Afinal, ela incorpora a personalidade única de Tina Turner no palco com uma precisão impressionante. Aliás, Angela Bassett é a favorita ao próxima Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, por Pantera Negra.

Dessa forma, acompanhamos o casal de protagonista atingir o estrelato e o sucesso comercial. Porém, a vida pessoal deles e, principalmente, de Tina, transforma-se em um pesadelo. Assim, vemos Ike exibir seu vício em cocaína e desfilar com uma série de amantes, enquanto submete Tina ao assédio físico e moral. Aliás, a situação se agrava até uma cena angustiante em que, após apanhar mais uma vez, Tina segue até um hotel que lhe dá um quarto. Isso ocorre após ela dizer que tem apenas 32 centavos no bolso, mas que pagará depois.

Mas, o que não é surpreendente para quem já vivenciou um relacionamento abusivo, este episódio trágico não marca o fim do relacionamento. Afinal, A Verdadeira História de Tina Turner é inabalável ao retratar um cenário comum da mulher vítima de um relacionamento abusivo. Ou seja, ela continua encontrando justificativas para as atitudes do marido e acredita que ele sairá deste recorte violento.

O que aconteceu com Tina Turner?

Mas, felizmente, ela encontrou forças de resistência por meio de técnicas de oração budista. Aliás, há uma cena inesquecível na qual ela está prestes a fazer um show e Ike Turner surge de surpresa e a ameaça com uma arma. Este momento é impactante porque mostra toda a força interior que ela adquiriu para enfrentá-lo pacificamente e não ceder às suas chantagens. Enfim, ela consegue subir no palco e dar início a um capítulo muito mais expressivo da vida profissional.

Aliás, A Verdadeira História de Tina Turner apresenta uma trilha sonora fantástica e a aparição da própria estrela biografada no final. Mas esta não é a típica biografia de uma celebridade da música. Sobretudo, trata-se de uma história de dor e coragem, que ganha uma narrativa firme e autêntica. Assim, confere um calor humano à personalidade admirável de Tina Turner.

Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Trailer

Trailer do filme A Verdadeira História de Tina Turner, disponível no Star+

Autora da Crítica

Sophia Mendonça é uma youtuber, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira. Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

Mundo Autista

Ver Comentários

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

3 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

4 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

4 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!