Século do Humanismo

A autista Courtney Love e o Budismo

Courtney Love e o Budismo: viúva de Kurt Cobain, artista premiada e mulher autista conta sobre sua prática budista na Soka Gakkai.

Sou membro da Soka Gakkai Internacional desde 1988. Muitas pessoas não sabem que sou budista, que eu recito o Sutra do Lótus. Provavelmente, isso é porque não sou uma garota-propaganda do que uma budista profundamente religiosa deve apresentar. Eu faço minhas orações mesmo quando as coisas parecem tão horríveis quanto possível. Seja na vida pessoal ou como uma figura pública.

Afinal, é trágico que tenhamos consentido, como sociedade, que o Google decidisse as nossas reputações. Então, eu recito diariamente daimoku, a oração budista. Inclusive, faço isso nos picos de difamação por ação judicial. Seja por causa dos piores vícios, das merdas mais escandalosas, recito mais um pouco. Sigo recitando. Humilhação pública? Eu recito daimoku. Fiquei muito bêbada e dei um soco em alguém? Recito. Nada pode ou jamais afetará minha fé no Sutra do Lótus.

Courney Love e o budismo que ela pratica na Soka Gakkai

Aliás, como membro da SGI, meu mestre é Daisaku Ikeda. Ou seja, eu pratico com milhões de companheiros budistas na SGI-USA e SGI-UK. E somos preciosos membros em 192 países. Porém, as pessoas em geral não sabem que eu pratico. Elas desconhecem esse meu lado, embora eu sempre tenha falado sobre ele.

Aliás, elas também não sabem que Kurt Cobain recitou daimoku. Ou que, quando ele morreu em Seattle, eu deixei todas as crianças do parque entrarem em nossa casa. O combinado era que orassem para ele em frente ao Gohonzon. Dessa forma, e junto a companheiros de prática, elas recitaram por dias para Kurt do mesmo lugar de onde ele havia segurado Frances e orado para si.

Além disso, meu amigo Harry Brandt recitou comigo e a banda em Greenwich. Também participaram da oração a mãe e a irmã dele, Stephanie Seymour e Lily Brant. Aliás, meu mentor musical Hal Wilner recitou daimoku comigo muitas vezes. E adorou. Inclusive, a maioria dos atores de cinema que conheço faz daimoku antes de uma grande cena. Afinal, todos eles sabem que isso traz o grande mojo (força vital pura). Na verdade, a terminologia budista correta é “Ichinen Sanzen”. Ou seja, “3000 mundos em um único momento da vida”. Aliás, é por causa disso que eu não estou nem um pouco preocupada com Kurt, Harry, Hal ou qualquer um dos meus entes queridos falecidos.

Courtney Love e o budismo como meio de enfrentar a doença

Porém, há pouco, fiquei extremamente doente. Logo, fui hospitalizada, fiz cirurgias, fui acamada. Ou seja, quase morri por 16 meses. Mas eu optei por não tornar isso público. Assim, encarei essa doença furiosa como pagamento de uma dívida cármica minha. Portanto, minha prática, bem como todo o daimoku que eu tinha guardado, me fizeram passar por isso. E eu nem sabia que estava morrendo. Então eu não estava com medo. Mas, e se eu tivesse morrido? Quando eu vou morrer? Afinal, isso é o que todos nós fazemos. Portanto, eu estou bem com essa certeza. Ou seja, por causa da minha prática, vejo a morte como vitória. E graças a essa prática e à minha equipe espetacular de profissionais médicos, ganhei remissão.

Dessa forma, escolhi, por gratidão, fazer uma visita ao Japão. Portanto, fui à Kamakura, onde Nichiren Daishonin quase foi decapitado na perseguição de Tatsunokuti. Aliás, eu tenho uma gravura de 1830 dela. Fica na parede ao lado do meu oratório. Portanto, eu queria ir até lá. Inclusive, Nichiren passou por violência sob ordens do governo militar, devido aos ideais dele. Afinal, defendia que mulheres podem atingir a iluminação. E que desejos mundanos são iluminação. Portanto, era considerado radical e perigoso Contudo, Nichiren não arrefeceu.

Quem foi o Buda Nichiren Daishonin?

Então, ele foi exilado, assim como seus discípulos. Inclusive, eles chegaram a ser perseguidos e alguns até executados. E finalmente, foi a vez de ele ser executado. Assim, o Buda foi escoltado de seu eremitério por uma multidão de samurais. Dessa forma, eles o levaram para a praia de Tatsonokuti. Aliás, Nichiren estava acompanhado por seu leal e amado discípulo, Shijo Kingo. Assim, Nichiren parou no santuário. E lá, ele protestou.

Então, calmamente, ele voltou ao cavalo, onde eles viajaram para o local da execução. Assim que os soldados estavam prestes a cortar a cabeça por volta das 4:45 da manhã, um “orbe brilhante” apareceu no céu. Tecnicamente, foi uma supernova que teria brilhado por cerca de 100 segundos no céu noturno. Assim, os executores estavam apavorados demais para continuar. Logo, Nichiren, naquele momento, descartou seu ser transitório. Assim, revelou-se o Buda dos Últimos Dias da Lei.

Courtn ey Love e o Budismo de Nichiren Daishonin

Já eu fui para o Japão. Mas enfrentava obstáculos. Ou Sansho Shima, como chamamos. Então, apenas comecei a rir deles. Afinal, saber disso é onde o “ichinen Sanzen” e a prática são mais importantes. Ou seja, veio outro obstáculo? Mais uma hora de daimoku. Dessa forma, eu transformo veneno em remédio. Aliás, esse conceito se chama hendoku yaku. E faço isso desde 1988. Assim, eu fiz minha visita. E muito mais. Fui até a praia onde Nichiren protestou com o shoten zenjin (forças do universo).

Também fui à praia onde ele cresceu como um humilde filho de pescador. Ainda, fui à casa de Shijo Kingo e aos campos de arroz em que ele cresceu. Inclusive, lá orei alto “como o rugido de um leão”. Aliás, orei em todos esses lugares. Inclusive, recebi permissão para conhecer nosso maravilhoso vice-presidente da Soka Gakkai. Aliás, o nome dele é Sr. Sugiyama. Por sinal, manifesto profundo respeito pela Soka Gakkai. Tornei-me membro desta organização em 1988, quando David me orientou a ler Goshos todos os dias. Porém, isso aconteceu antes de eu começar a ver a Gakkai como dinâmica, crítica e iluminada. Assim como nossos três mestres.

O que é a Soka Gakkai?

O primeiro presidente da Gakkai foi Tsunesaburo Makiguchi. Ele morreu na prisão, pois se recusou a colaborar com a religião militar xintoísta. Afinal, ele negou a colocar a marca dessa religião em nosso Gohonzon. Aliás, Carl Jung definiria o Gohonzon como “mandala”. Porém, significa mais do que isso. Depois dele, veio Josei Toda. Este foi preso com o seu mestre e atuou como mentor de nosso líder atual, Daisaku Ikeda. Inclusive, ouvi dizer que para realmente seguir em frente com uma religião é necessário um mártir, um fanático e um diplomata. E nós temos os três. Aliás, isso proporcionou o renascimento da Soka Gakkai. Ou seja, a organização cresceu de um pequeno distrito em Tóquio para 12 milhões de adeptos em todo o mundo.

Já no estudo diário do Gosho, passei a ver a organização não apenas como qualquer outra, com minha aversão a qualquer tipo de autoridade, que, aliás, ainda tenho! Mas eu nunca experimentei a verdadeira grandeza do Soka Gakkai. Agora pude compreender. Portanto, estou admirada. Afinal, que religião corajosa, dinâmica, criticamente importante nós somos. Inclusive, Soka Gakkai significa “sociedade de criação de valor”. Ou seja, nós, enquanto praticamos, criamos valor, honra e iluminação nesta existência. Assim, eu assisti em tempo real o meu veneno se transformar em remédio.

A relação entre Courtney Love e o Budismo

Entretanto, eu tenho reclamações. Por isso, redigi uma carta de 16 páginas para Sensei. E desse meu jeito, fui bastante respeitosa, mas brutalmente honesta. Assim, escrevi sobre como eu gostaria de ajudar na minha própria Revolução Humana. E alcançar o kosen rufu. Esse conceito significa pessoas suficientes respeitando a dignidade da vida, para alcançar uma era de paz mundial. Então, eu recebi agradecimentos sinceros.

Aliás, pensei que poderia ser mal interpretada como fofoqueira. Porém, fui profundamente ouvida. Que maravilhoso! Voltei da visita renovada. Assim, estou determinada a ajudar cada um de vocês, que tiveram os mesmos problemas que eu, a aprender a recitar caso seja necessário. Inclusive, não importa se os obstáculos sejam na vida privada ou pública. Afinal, foi graças aos meus companheiros Bodhisattva, que são meus amigos mais verdadeiros em vida após vida, que meu corpo, espírito e alma foram redefinidos. Ou seja, estou verdadeiramente grata. Então, venham, Sansho Shima! Estou pronta. Pois “nam myoho renge kyo” é como o rugido de um leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?”

Tradução livre da escritora e influenciadora digital Sophia Mendonça

Courtney Michelle Love é uma cantora, guitarrista, compositora e atriz estadunidense. Aliás, ela ganhou destaque como vocalista e guitarrista rítmica da banda de rock alternativo Hole, que formou em 1989. Então, Courtney Love chamou a atenção do público por suas performances ao vivo desinibidas e letras de confronto, bem como sua vida pessoal altamente divulgada após seu casamento com Kurt Cobain, vocalista do Nirvana. Já em 2020, a NME a nomeou uma das cantoras mais influentes da cultura alternativa dos últimos 30 anos.

Mundo Autista

Ver Comentários

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

3 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

4 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

4 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!