Século do Humanismo

O que é importante na juventude?

O que é importante na juventude? Sem dúvida, é ser fiel à essência de si e evoluir um pouco a cada dia. Isso para não ficar com a sensação que nada do que fez é bom o bastante. Além disso, é crucial enxergar a prioridade do que deve ser feito a cada momento para assim, saber onde direcionar o foco. Logo, cada evento é único. Então, é preciso dar a cada coisa a sua relevância, sabendo que a nova chance pode não existir. Para isso, devemos ter a visão clara do que é importante a cada momento para evitar futuros arrependimentos.

Afinal, não estaremos fisicamente jovens para sempre. Ou seja, dar conta de tudo não é fazer tudo, mas sim abraçar o que está diante dos olhos. E dessa forma, manter a serenidade. Com isso, é possível agarrar oportunidades na hora em que surgirem.

Como vencer a falta de tempo na juventude?

Claro, a vida não é atribulada apenas na juventude. Essa sensação de ter muito o que fazer tem o lado positivo. Ou seja, mostrar o movimento da vida e não a ociosidade. Então, o diferencial é dedicar-se de todo o coração a cada tarefa, abarcando as pessoas e o momento, mesmo se não estiver fisicamente presencialmente.

Além disso, jamais perder o desejo do auto aprimoramento é um ponto importante para o triunfo. Afinal, não existe vida com todos os desejos realizados na hora que desejar. O que existe é uma vida que se esforça continuamente na transformação da adversidade em benefício.

Daí, quanto mais alto chegar, maior o horizonte a perceber. Isso exige esforço contínuo, além de coragem, convicção e esperança. Ou seja, requer fazer o que não gosta, se relacionar com quem não tem afinidade. Portanto, a busca para lutar contra os ventos contrários pode se tornar a chave transformadora da vida.

O que significa praticar o Budismo na vida diária?

O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, nos ensina uma prática diferente do usual na cultura ocidental. Isso porque ela não é desassociada da vida cotidiana. Essa unicidade não deve ser seguida apenas no discurso e na teoria. Também é preciso colocá-la na prática cotidiana. Ou seja, agir de modo a conduzir tudo na melhor direção, visando sempre oferecer o melhor. Dessa forma, as circunstâncias, mesmo as desafiadoras, tomam o rumo naturalmente e sem desesperos. Isso é sobre manter a fé e a convicção para comprovar a vitória final na vida.

Afinal, mesmo que a gente não consiga realizar todos os sonhos, o importante é não deixar de tentar. Isso porque, se jogar a toalha, nunca saberá como iria ser. Portanto, juventude é sobre ser destemida.  E com o tempo, descobrimos que a felicidade não é nada extraordinário.  Ela é uma condição de vida. E para estabelecê-la, é importante ao menos manter diariamente o ponto primordial.  No caso dos jovens budistas, isso significa fazer gongyo e daimoku , que são as nossas meditações e orações, todos os dias.

O que é ser membro da Soka Gakkai?

Diante de cada circunstância ou situação, a exemplo de alegrias ou tristezas, condição financeira ou de saúde, manter-se feliz é praticar o budismo na vida diária. Por exemplo, há um senhor de 70 anos. Além de atuar como atleta, ele viajou o mundo Contudo, hoje tem Esclerose Múltipla. Por isso, só manteve os movimentos da face. Então, ele encontra-se acamado e sem perspectiva de sobreviver. Porém, vive em um grau de liberdade e felicidade que é o próprio estado de Buda. Ele até fala sobre o budismo com as enfermeiras, e uma delas chegou a receber o Gohonzon. Este senhor revelou que se considera mais feliz hoje do que quando viajava muito.

Com isso,  ser membro da Gakkai, para além da prática religiosa,  é viver um modo de vida conforme ensinado pelos mestres. Este não é um exercício religioso.  E quer dizer conferir significado a cada situação. Portanto, decidir o caminho de mestre/discípulo faz manifestar o Eu mais iluminado, que supera a negatividade. Dessa forma, as adversidades não nos fazem mais sofrer. Aliás, muito pelo contrário.

Texto inspirado em diálogo conduzido pelo sr. Fábio Oda e sra. Rosely

Autora do artigo

Sophia Mendonça é uma youtuber, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira. Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

Mundo Autista

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

4 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

4 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

4 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

2 meses atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!