Autista com Autista: existe uma maior afinidade entre pessoas Autistas?
Entender o mundo à nossa volta nem sempre é fácil, ainda mais para quem é autista. Comunicar ideias também pode ser desafiador. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa autista é diferente, embora possam compartilhar desafios semelhantes. Mas, algumas considerações sobre a afinidade entre pessoas autistas devem ser feitas:
– De acordo com a OMS, uma em cada 160 crianças em todo o mundo tem algum Transtorno do Espectro Autista.
– O TEA afeta a maneira como as pessoas veem, ouvem, sentem e interagem com o mundo ao seu redor, em diferentes graus.
– Assim como na população em geral, algumas pessoas autistas são bastante sociáveis, enquanto outras são mais tímidas e retraídas.
– Algumas podem ser incapazes de falar e preferem se comunicar por meio de gestos ou símbolos.
– Enquanto pessoas “neurotípicas” conseguem se concentrar no que as outras estão dizendo durante uma conversa, muitas pessoas autistas têm dificuldade de filtrar os barulhos de fundo.
Com base nestas considerações é possível afirmar que é mais fácil para um autista interagir com o outro, e assim, gerar uma amizade. Compreende-se que o autista, em sua maioria, saberá respeitar e compreender as limitações do outro.
Obviamente, lembrando a escala de classificação do Autismo de acordo com o DSM-5, o Autista de nível de suporte 3 terá mais dificuldades em estabelecer amizade com outras pessoas, mesmo outros autistas. Entretanto, ter dificuldade é uma coisa, ser impossibilitado é outra coisa totalmente diferente.
Portanto, ao interagir com pessoas autistas, cultivar empatia, respeito e compreensão é fundamental para uma comunicação mais eficaz e inclusiva.
Sophia Mendonça é uma jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+
Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. É um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…