Saúde

A relação entre o TDAH e o Autismo

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e o Autismo (TEA – Transtorno do Espectro Autista) são transtornos do neurodesenvolvimento que podem ter causas genéticas em comum. E, além disso, apresentar sintomas semelhantes, como dificuldades de atenção, comunicação e interação social. No entanto, apesar de poderem ocorrer de forma concomitante, eles também têm diferenças importantes. Como o grau de flexibilidade cognitiva, o controle inibitório e a presença de comportamentos restritos e repetitivos.

Então, a relação:

Com isso, a relação é objeto de estudos científicos que buscam entender as semelhanças e as diferenças entre os transtornos, bem como as possíveis causas e consequências dessa associação. Assim, alguns estudos sugerem que há uma relação genética entre eles, pois os genes associados a um transtorno também aumentam o risco para o outro.

Além disso, há a comorbidade entre TDAH e Autismo

Portanto, a comorbidade entre os diagnósticos é um fenômeno frequente e desafiador para os profissionais de saúde e educação. Dessa forma, estima-se que 14% das crianças com TDAH também tenham autismo e até 80% das pessoas com autismo apresentem TDAH. Assim, a presença dos dois transtornos pode agravar os problemas de aprendizagem, comportamento, socialização e qualidade de vida das pessoas afetadas e de suas famílias.

Então, a diferença entre o TDAH e o autismo se relaciona ao campo de dificuldade, enquanto crianças com TDAH têm, em geral, maior dificuldade no controle inibitório, crianças com autismo apresentam maior dificuldade na flexibilidade cognitiva e planejamento.

Fique conectado(a) com a gente para mais informações sobre TEA!

Vídeo

Autores

Sophia Mendonça

Sophia Mendonça é uma jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. É um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube

Mundo Autista

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

3 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

4 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

4 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!