50+

Autismo em Idosos

Nós já falamos de forma extensa sobre autismo em idosos aqui no mundo autista:

  • Com isso, em 18 de junho de 2022 participamos de um podcast em parceria com o Canal Autismo. Assim, você pode assistir aqui.
  • Então, em 18 de abril de 2023 incluímos um artigo no Blog do Mundo Autista no Portal UAI. Dessa forma, você pode ler aqui.

Então, o diagnóstico de autismo em adultos, mesmo que tardio, é fundamental para o autoconhecimento e o desenvolvimento da independência do indivíduo no espectro autista. Porém, este diagnóstico pode se tornar mais diífcil em função de outras comorbidades. Com isso, há exemplos como o Alzheimer ou a doença de Parkinson.

Na verdade, como foi citado em artigo aqui do Mundo Autista, pessoas dentro do espectro autista têm maior risco de desenvolver comorbidades psiquiátricas. Exemplos disso são sintomas depressivos e ansiosos. Isso também se aplica aos idosos. Afinal, eles enfrentam um aumento do risco desses transtornos. Isso ocorre especialmente se já possuem condições como doença de Alzheimer, doença de Parkinson ou outras alterações cognitivas que afetam áreas como memória e linguagem.

Sophia então faz um brilhante relato sobre o Autismo na Terceira Idade, que deve ser entendido e compreendido por todos!

Vídeo

Sophia Mendonça

Sophia Mendonça é uma jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. É um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube

Mundo Autista

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

3 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

4 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

4 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!