Saúde

Autismo de Nível 3: como identificar e lidar?

Autismo de Nível 3: Você sabe como identificar e como lidar?

De acordo com o DSM-5, o manual de diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, o autismo é classificado em três níveis que são baseados no grau de suporte necessário para cada pessoa.

Assim, são eles:

– Nível 1: autismo leve, exigindo apoio. Dificuldades sociais que atrapalham o funcionamento independente.

– Nível 2: autismo moderado, exigindo apoio substancial. Déficits acentuados na comunicação e na interação social, que limitam a capacidade de se relacionar com os outros.

– Nível 3: autismo severo, exigindo apoio muito substancial. Déficits graves na comunicação e na interação social, que impedem o desenvolvimento de relacionamentos.

Dessa forma, pessoas com autismo nível 3 de suporte podem ter uma compreensão limitada das pistas sociais, dificuldade em expressar suas necessidades e podem apresentar comportamentos desafiadores, como agressividade, autoagressão, estereotipias ou fuga.

Com isso, as pessoas Autistas de nível 3 podem precisar de ajuda constante para realizar as atividades da vida diária, como se vestir, tomar banho, comer, ir ao banheiro etc. Elas também podem precisar de adaptações e recursos especiais para frequentar a escola, o trabalho ou a comunidade.

Então, o tratamento para o autismo nível 3 de suporte é individualizado e multidisciplinar, envolvendo profissionais de saúde, educação e assistência social.

Não se pode de forma alguma interpretar as pessoas com Autismo de Nível 3 como incapazes, ou mesmo agir com preconceito ou negligência. Todos, com adaptações, acompanhamento e treinamento podem vir a ter uma vida pessoal e laboral dignas!

Vídeo

Autores

Sophia Mendonça

Sophia Mendonça é uma jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+

Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. É um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do can

Mundo Autista

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

3 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

4 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

4 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!