O Mundo Autista

Existe uma maior afinidade entre autistas?

Existe uma maior afinidade entre autistas? Veja sobre a diversidade no Espectro Autista e desafios na comunicação.

Existe uma maior afinidade entre autistas? Veja sobre a diversidade no Espectro Autista e desafios na comunicação.

Existe uma maior afinidade entre autistas? Veja sobre a diversidade no Espectro Autista e desafios na comunicação.

Autista com Autista: existe uma maior afinidade entre pessoas Autistas?

Entender o mundo à nossa volta nem sempre é fácil, ainda mais para quem é autista. Comunicar ideias também pode ser desafiador. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa autista é diferente, embora possam compartilhar desafios semelhantes. Mas, algumas considerações sobre a afinidade entre pessoas autistas devem ser feitas:

Diversidade no Espectro Autista:

– De acordo com a OMS, uma em cada 160 crianças em todo o mundo tem algum Transtorno do Espectro Autista.
– O TEA afeta a maneira como as pessoas veem, ouvem, sentem e interagem com o mundo ao seu redor, em diferentes graus.
– Assim como na população em geral, algumas pessoas autistas são bastante sociáveis, enquanto outras são mais tímidas e retraídas.
– Algumas podem ser incapazes de falar e preferem se comunicar por meio de gestos ou símbolos.

Desafios na Comunicação:

– Enquanto pessoas “neurotípicas” conseguem se concentrar no que as outras estão dizendo durante uma conversa, muitas pessoas autistas têm dificuldade de filtrar os barulhos de fundo.

Com base nestas considerações é possível afirmar que é mais fácil para um autista interagir com o outro, e assim, gerar uma amizade. Compreende-se que o autista, em sua maioria, saberá respeitar e compreender as limitações do outro.

Obviamente, lembrando a escala de classificação do Autismo de acordo com o DSM-5, o Autista de nível de suporte 3 terá mais dificuldades em estabelecer amizade com outras pessoas, mesmo outros autistas. Entretanto, ter dificuldade é uma coisa, ser impossibilitado é outra coisa totalmente diferente.

Portanto, ao interagir com pessoas autistas, cultivar empatia, respeito e compreensão é fundamental para uma comunicação mais eficaz e inclusiva.

Video

Autores

Sophia Mendonça

Sophia Mendonça é uma jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+

Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. É um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments