Crítica: Corra que a Polícia Vem Aí (1988) - O Mundo Autista
O Mundo Autista

Crítica: Corra que a Polícia Vem Aí (1988)

Corra que a Polícia Vem Aí! ganhará remake. Clássico com Leslie Nielsen e Priscilla Presley marcou a sátira besteirol. Crítica.

Corra que a Polícia Vem Aí! ganhará remake. Clássico com Leslie Nielsen e Priscilla Presley marcou a sátira besteirol. Crítica.

Corra que a Polícia Vem Aí! ganhará remake. Clássico com Leslie Nielsen e Priscilla Presley marcou a sátira besteirol. Crítica.

Corra que a Polícia Vem Aí” (1988) é um exemplo da sátira besteirol em seu melhor momento. Isso porque o filme é uma mistura de humor pastelão e paródias toscas muito bem orquestradas. O que se reflete em uma quantidade altíssima de piadas por minuto e uma ambientação no estilo de série policial antiga. 

Esse tom de insanidade elevada à enésima potência se alia ao timing perfeito dos cineastas gênios da paródia David Zucker, Jerry Zucker, Jim Abrahams e Pat Proft. As obras assinadas pelos integrantes do quarteto são sempre notáveis pela sua energia cômica louca em destaque. São eles os responsáveis, por exemplo, por Todo Mundo em Pânico 3, que considero o melhor exemplar de sátira besteirol do século 21. Já nos anos 1990, foi sob a direção de Jerry Zucker que presenciamos Whoopi Goldberg levar o Oscar por “Ghost: Do Outro Lado da Vida” (1990), em uma interpretação hilária e aclamada.

Como em outros roteiros assinados pelo quarteto, há um disparo de piadas a cada momento. Portanto, é natural que algumas delas não funcionem. Afinal, alguns trocadilhos são obscenos ou excessivamente bobos para despertarem o riso. Mas, como eles integram um conjunto que é marcado por uma avalanche de gargalhadas, isso pouco importa.

Clássico com Leslie Nielsen, Priscilla Presley e OJ Simpson marcou a sátira besteirol

Protagonizado por Leslie Nielsen, que é o principal astro do estilo de paródias pastelão, “Corra que a Polícia Vem Aí!” faz rir de modo incontrolável por vários momentos consecutivos. Muito do mérito vem do elenco impecável capitaneado por Nielsen e Priscilla Presley, que apresentam um estilo de humor sutil em meio a todo tipo de exagero e insanidade que se possa perceber na tela. Suas interpretações suaves conferem charme, força e personalidade ao que poderia se resumir a uma sucessão de esquetes engraçadas. 

Enquanto Nielsen é aquele policial bobão e atrapalhado, como uma espécie de Agente 86 politicamente incorreto, Presley é a versão cômica de todos os estereótipos possíveis relacionados às personagens femininas marcantes da época. Seu desempenho une sedução, irreverência e toques mais escrachados das comédias românticas que tantos de nós amamos.

Corra que a Polícia Vem Aí! ganhará remake com Liam Neeson e Pamela Anderson

O elenco também inclui a divertidíssima atuação de OJ Simpson como um policial machucado e o vilão interpretado por Ricardo Montalban (da primeira versão de “A Ilha da Fantasia“). E conta ainda com uma participação especial do veterano John Houseman que, no papel de um instrutor de autoescola, colabora com uma das sequências mais engraçadas da obra. 

Corra que a Polícia Vem Aí! “(1989) é, em suma, uma das empreitadas mais divertidas e bem executadas da comédia pastelão. O filme, inspirado em uma série mal-sucedida, fez tanto sucesso que ganhou duas continuações. Além disso, um remake está previsto para lançamento em 2025, com Liam Neeson e Pamela Anderson nos papeis principais. O primeiro teaser é engraçado e a escolha dos protagonistas parece acertada. Resta-nos ver se o resultado será tão engraçado quanto o original.

Inscreva-se na newsletter Filmes Para Sempre.

Avaliação

Avaliação: 4.5 de 5.

Sophia Mendonça é jornalista, professora universitária e escritora. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Ela também ministrou aulas de “Tópicos em Produção de Texto: Crítica de Cinema “na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto ao professor Nísio Teixeira. Além disso, Sophia dá aulas de “Literatura Brasileira Contemporânea “na Universidade Federal de Pelotas (UfPel), com ênfase em neurodiversidade e questões de gênero.

Atualmente, Sophia é youtuber do canal “Mundo Autista”, crítica de cinema no “Portal UAI” e repórter da “Revista Autismo“. Aliás, ela atua como criadora de conteúdo desde 2009, quando estreou como crítica de cinema, colaborando com o site Cineplayers!. Também, é formada nos cursos “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica” (2020) e “A Arte do FIlme” (2018), do professor Pablo Villaça.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments