No canal Mundo Autista, no YouTube, Sophia Mendonça e Selma Sueli Silva compartilham vivências do dia a dia de pessoas autistas. Elas são mãe e filha autistas. Dessa maneira, elas explicam as características das pessoas autistas. Desde a infância até a terceira idade.
Assim, elas refletem sobre a intensidade dessas características. O mais importante é saber que não basta apresentar determinados traços. Para estar dentro do TEA, é preciso verificar a quantidade desses traços. Além disso, deve-se avaliar, também, a intensidade deles.
Selma conta que quando ela recebeu o diagnóstico, foi muito questionada. Afinal, ela era adulta. Então, ela casou, teve filha, é pós graduada. Porém, para receber o laudo existe todo um protocolo a seguir.
O que define o diagnóstico
Certamente, são as características da pessoa. Entretanto, elas devem impactar e limitar a vida dela. Por exemplo, se perder, ao dirigir, no caminho de casa.
Além disso, Sophia esclarece que, em primeiro lugar, é preciso checar a quantidade de traços presentes. Pois ela pode não ser autista. Afinal, é necessário um determinado número deles, para caracterizar o TEA. em segundo lugar, os traços do autismo são muito intensos para quem está dentro do espectro.
Características da pessoa autista
Confira o vídeo com outras características das pessoas autistas, abaixo:
E você? Quais as características que mais chamam a sua atenção, nos autistas?
Sophia Mendonça é jornalista, escritora, e mestranda em Comunicação Social.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.