Blog

“Eu também sou assim. Devo ser autista.”

A frase que nós, adultos autistas ouvimos de maneira recorrente ao falar de nossas limitações é: “Eu também sou assim. Devo ser autista”. Nossa Senhora protetora dos autistas, ajudai-nos!

Primeiro: Sim, a pessoa pode ter traços semelhantes a quem está dentro do espectro TEA – Transtorno do espectro do Autismo. Mas ela só tem traços. Não quer dizer que seja autista, de acordo com o DSM-5 e CID-10.

Segundo: Sim, a pessoa pode ter traços semelhantes a quem está dentro do espectro. Mas a intensidade de manifestação desses traços é infinitamente menor que a manifestação na pessoa autista.

“Eu também sou assim. Devo ser autista.” Será?

“Eu também sou assim. Devo ser autista.” Será? Vou citar uma situação corriqueira que muita gente pode passar. Ao comprar as passagens, ida e volta, por uma agência de viagens, antecipadamente, para mim e minha mãe, tivemos o último trecho da rota da volta alterado. Recebemos o comunicado por WhatsApp e email (foto abaixo):

No aplicativo da Decolar, fiz o checkin de minha ida mas, o checkin da volta não estava disponível. Porém ao fazer de minha mãe, solicitaram que eu mudasse o voo. Então, passaram uma lista dos voos da volta (citando só o primeiro trecho) para eu escolher. Escolhi o mesmo voo que o meu. Só que aí estava a armadilha: o outro trecho foi transformado em dois voos.

Portanto ficou assim:

De Pelotas à Porta Alegre, eu e minha mãe estávamos no mesmo voo. Aí, eu ficaria até às 5h da manhã no aeroporto de Porto Alegre, quando pegaria um voo direto para BH. Mas minha mãe iria às 21h para São Paulo, Congonhas. E ela só embarcaria para Belo Horizonte, às 6h20, do outro dia, chegando em BH, 7h20.

Conclusão: Separaram uma senhora de 82 anos de sua filha. Enquanto a filha dormiria no aeroporto de Porto Alegre, sua mãe embarcaria para dormir no aeroporto de São Paulo.

Tentei resolver a situação, por 13 horas,

até que recebi a resposta de que não haveria jeito de mudar o trecho sem ônus, já que a companhia aérea não havia mudado o voo. NÃO??? A foto acima desmente a alegação. Mas não houve meios. Tive uma crise horrível e não conseguia mais, depois de 13 horas tentando resolver a situação, não conseguia mais me comunicar direito para continuar tentando. Meu cérebro bugou diante de respostas padronizadas e da falta de interesse de resolver a situação, de fato.

A importância da família da pessoa autista

A solução veio de minha irmã, Sol, que comprou o trecho correto para minha mãe. Ela pagou pela passagem, metade do preço que eles cobraram de mim para uma alteração apenas, do voo. Por isso, insistiram em alegar que a empresa não havia alterado o voo e que eu devia arcar com o ônus dessa modificação.

“Eu também sou assim. Devo ser autista.” O aprendizado depois da dor.

Se você quiser decolar, não compre suas passagens com a Agência Decolar. (Aliás, desde o caso da 123 Milhas que fiquei com a confiança abalada.) NUNCA MAIS.

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.

Mundo Autista

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

3 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

4 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

4 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!