Autismo

Vídeo sobre crises no autismo

O vídeo sobre crises no autismo, “Você sabe consolar o autista?”, está disponível no canal do YouTube Mundo Autista. Este episódio é apresentado por Selma Sueli Silva.

Como são as crises de autistas?

Afinal, as Pessoas Autistas de acordo com a dinâmica do dia a dia podem diversos tipos de crise. Assim, na maioria das vezes estas crises podem ser despertadas por acontecimentos ambientais. Ou seja, por ruídos, barulho, variações de luminosidade repentina etc.

Dessa forma, as crises da Pessoa Autista comumente são reações intensas e descontroladas. Então, elas podem ocorrer quando a pessoa se sente sobrecarregada, frustrada, ansiosa ou com medo. Entretanto, isso não é uma regra. Além disso, estas crises podem se manifestar de diferentes formas. Exemplos disso são gritos, choro, agressividade, autoagressão, fuga, isolamento ou repetição de movimentos.

O que desencadeia as crises de autistas?

Assim, as crises podem ser desencadeadas por diversos fatores. Ou seja, gatilhos como mudanças de rotina, excesso de estímulos sensoriais, dificuldade de comunicação, falta de compreensão ou de apoio.

Desse modo, algumas estratégias prevenir ou amenizar as crises. E é sobre isso que a Selma Sueli vem falar neste vídeo. Isso porque ela relata diversas situações de crise, fala das estratégias e da empatia necessárias na abordagem da pessoa autista – o que muitas vezes é diferente do senso comum.

O importante é saber que as crises podem ser superadas e esperamos com isso levar luz e conhecimento sobre este assunto!

Veja o vídeo sobre crises no autismo:

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.

Mundo Autista

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

3 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

4 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

4 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!