Vencedor do Jabuti comenta romance de escritoras autistas. Então, confira a análise de Leo Cunha sobre Nem Tudo é o que Parece (Juruá Editora, 2024). Este livro tem autoria de Sophia Mendonça (Danielle) e Selma Sueli Silva (Minha vida de trás para frente).
Dessa forma, Nem Tudo é o que Parece é um roman a clef que mistura anotações de terapia das autoras, relatos sobre tabus da maternidade atípica e identidade de gênero, e suspense psicológico.
Assim, o livro segue Antonella. Ela é uma mãe autista e com TDAH bastante metódica. Porém, após o casamento e o nascimento do filho Ben, uma série de acontecimentos estranhos coloca o filho contra a mãe.
Com isso, as autoras discutem temas como transexualidade, maternidade atípica, transtornos do neurodesenvolvimento, transtornos de personalidade, autismo e boderline. Nem Tudo é o que Parece, além disso, apresenta reviravoltas chocantes sobre quem realmente é o vilão dessa história.
“Escrever essa história foi, sem dúvida, um ato de coragem da dupla Sophia Mendonça e Selma Sueli. Por um lado, exigiu das duas o desprendimento de partilhar uma voz, um ponto de vista, um estilo, tudo aquilo que está inevitavelmente envolvido em uma narração.
Por outro lado, impôs a cada uma o exercício – certamente doloroso e desafiador – de construir duas personagens que, em certa medida, refletem, repercutem e amplificam suas próprias vidas. Duas mulheres fortes e decididas, mas também sujeitas a falhas, equívocos e arrependimentos.
Ao leitor cabe menos tentar adivinhar o quanto há, no texto, de memória e de invenção, e mais testemunhar, com curiosidade e espanto, as luzes e sombras que o livro sugere.”
Leo Cunha mais de 60 livros, entre literatura infantil e juvenil, crônicas e poesia. Também publicou contos e poemas em diversas antologias. Seus livros receberam diversos prêmios no campo da literatura infantil e juvenil, entre os quais: João-de-Barro, Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional, Adolfo Aizen, Concurso Nacional de Histórias Infantis do Paraná.
Nem Tudo é o que Parece está disponível na Amazon.
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” e repórter da “Revista Autismo“. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…
Ver Comentários
Ótima iniciativa.