Vencedor do Jabuti comenta romance de escritoras autistas - O Mundo Autista
O Mundo Autista

Vencedor do Jabuti comenta romance de escritoras autistas

Vencedor do Jabuti comenta romance de escritoras autistas. Confira a resenha de Leo Cunha para Nem Tudo é o que Parece.

Vencedor do Jabuti comenta romance de escritoras autistas. Confira a resenha de Leo Cunha para Nem Tudo é o que Parece.. Foto Revista.com

Vencedor do Jabuti comenta romance de escritoras autistas. Confira a resenha de Leo Cunha para Nem Tudo é o que Parece.. Foto Revista.com

Vencedor do Jabuti comenta romance de escritoras autistas. Então, confira a análise de Leo Cunha sobre Nem Tudo é o que Parece (Juruá Editora, 2024). Este livro tem autoria de Sophia Mendonça (Danielle) e Selma Sueli Silva (Minha vida de trás para frente).

Sobre o que fala o livro Nem Tudo é o que Parece, das escritoras autistas Sophia Mendonça e Selma Sueli Silva?

Dessa forma, Nem Tudo é o que Parece é um roman a clef que mistura anotações de terapia das autoras, relatos sobre tabus da maternidade atípica e identidade de gênero, e suspense psicológico.

Assim, o livro segue Antonella. Ela é uma mãe autista e com TDAH bastante metódica. Porém, após o casamento e o nascimento do filho Ben, uma série de acontecimentos estranhos coloca o filho contra a mãe.

Com isso, as autoras discutem temas como transexualidade, maternidade atípica, transtornos do neurodesenvolvimento, transtornos de personalidade, autismo e boderline. Nem Tudo é o que Parece, além disso, apresenta reviravoltas chocantes sobre quem realmente é o vilão dessa história.

Leo Cunha, vencedor do Jabuti comenta romance de escritoras autistas

“Escrever essa história foi, sem dúvida, um ato de coragem da dupla Sophia Mendonça e Selma Sueli. Por um lado, exigiu das duas o desprendimento de partilhar uma voz, um ponto de vista, um estilo, tudo aquilo que está inevitavelmente envolvido em uma narração.

Por outro lado, impôs a cada uma o exercício – certamente doloroso e desafiador – de construir duas personagens que, em certa medida, refletem, repercutem e amplificam suas próprias vidas. Duas mulheres fortes e decididas, mas também sujeitas a falhas, equívocos e arrependimentos.

Ao leitor cabe menos tentar adivinhar o quanto há, no texto, de memória e de invenção, e mais testemunhar, com curiosidade e espanto, as luzes e sombras que o livro sugere.”

Leo Cunha mais de 60 livros, entre literatura infantil e juvenil, crônicas e poesia. Também publicou contos e poemas em diversas antologias. Seus livros receberam diversos prêmios no campo da literatura infantil e juvenil, entre os quais: João-de-Barro, Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional, Adolfo Aizen, Concurso Nacional de Histórias Infantis do Paraná.

Onde encontrar o livro Nem Tudo é o que Parece?

Nem Tudo é o que Parece está disponível na Amazon.

Autoras do livro Tabus sobre a maternidade atípica e a identidade de gênero: Nem Tudo é o que Parece

Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista e repórter da “Revista Autismo“. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e conta sobre o autismo, quem procura acha

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sebastião
Sebastião
15 dias atrás

Ótima iniciativa.