"Nada sobre nós, sem nós"

Um desabafo sobre autismo e profissionais

Hoje quero fazer um desabafo sobre autismo e profissionais. Muitos familiares de autistas, quando recebem o diagnóstico dos filhos, vão atrás de profissionais da saúde que acreditam serem capazes de ajudá-los a lidar com características mais desafiadoras da criança. Exemplos disso são as crises e as dificuldades de aprendizagem. Como eu queria, nesses momentos, poder mostrá-los que embora o caminho pareça esse, na prática não é bem simples assim. 

Claro que bons profissionais são importantes para auxiliar na saúde mental e em qualquer demanda que a pessoa, autista ou não, apresente. Porém, no caso específico do autismo, foi quando estive em contato com profissionais ‘do TEA’ que encontrei algumas das pessoas mais maldosas e crueis que eu já conheci. Pessoas muito mais capacitistas do que praticamente todo e qualquer professor ou colega que eu já tive. (Para ser sincera, há uma exceção).

Foi no meio autista que conheci algumas das pessoas mais capacitistas

Pessoas que, por exemplo, gostavam de escrever livros sobre o assunto, mas focaram em temas ainda pouco estudados. Não porque queriam esmiuçá-los, mas porque sabiam que, sem muito conhecimento sobre aquilo em específico, seria mais difícil questioná-los. (E que achavam natural falar isso).

Pessoas que debocham daqueles a  quem destina seu trabalho. Pessoas que tinham o poder de decidir e impor o que seria do tratamento da criança autista. Mas que, quando se deram com uma crise dela ou uma opinião discordante, não tinham a menor habilidade ou destreza para lidar com o autismo real.

Meu desabafo sobre autismo e profissionais de saúde

Ainda são muitos os casos profissionais medíocres que, por conta de alguma aliança profissional ou afiliação que os alçou à fama, têm egos enormes e consultórios lotados. Talvez este texto soe meio amargo, mas tudo o que eu estou colocando aqui é pouco perto do que eu presenciei. Contudo, o que realmente quero frisar é a importância da família, e da pessoa autista, saberem peneirar e selecionar os profissionais verdadeiramente bons.

Nós somos maiores que o nosso diagnóstico. O nosso potencial é maior do que o de um currículo inflado sem tanto cuidado com a qualidade. E é preciso lembrar: a fé cega leva ao fanatismo.

Uma última observação: Se você é profissional da área e não se encaixa no que escrevi aqui, pode ficar tranquilo, o texto não é para você.

Inscreva-se no canal Mundo Autista.

Sophia Mendonça é jornalista, professora universitária e escritora. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Ela também ministrou aulas de “Tópicos em Produção de Texto: Crítica de Cinema “na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto ao professor Nísio Teixeira. Além disso, Sophia dá aulas de “Literatura Brasileira Contemporânea “na Universidade Federal de Pelotas (UfPel), com ênfase em neurodiversidade e questões de gênero.

Atualmente, Sophia é youtuber do canal “Mundo Autista”, crítica de cinema no “Portal UAI” e repórter da “Revista Autismo“. Aliás, ela atua como criadora de conteúdo desde 2009, quando estreou como crítica de cinema, colaborando com o site Cineplayers!. Também, é formada nos cursos “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica” (2020) e “A Arte do FIlme” (2018), do professor Pablo Villaça.

Mundo Autista

Posts Recentes

Crítica de Wicked: Parte 2 – Uma Alegoria Sombria sobre Poder e Amizade

Crítica Wicked - Parte 2. Entenda a mudança de tom do diretor Jon M. Chu…

6 dias atrás

Crítica: Um Truque de Mestre 3 (2025) – Sophia Mendonça

As metáforas em Um Truque de Mestre 3: crítica do filme aborda os cavaleiros e…

7 dias atrás

A bolha da garota autista estourou

Uma crônica de Sophia Mendonça sobre a garota autista na Bolha, inspirada em Wicked e…

1 semana atrás

O Livro que Devolveu a Voz ao Autismo no Brasil

O Livro que Devolveu a Voz ao Autismo no Brasil. completa 10 anos "Outro Olhar:…

2 semanas atrás

O significado de Bandaids e a evolução de Katy Perry

O Significado de "Bandaids Over a Broken Heart" e a evolução emocional de Katy Perry…

2 semanas atrás

Presidente da Autistas Brasil participa do Sem Censura e alerta sobre a exclusão de adultos no ensino superior

Presidente da Autistas Brasil debateu o diagnóstico tardio, a mercantilização das terapias e o preconceito…

2 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!