Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov ganharam o Prêmio Nobel da Paz. Certamente, o motivo foi a luta em defesa da liberdade de imprensa. Além disso, a denúncia dos abusos de poder nas Filipinas e Rússia, é claro.
Desse modo, a notícia chega num momento complicado em minha vida. Mas sei: “Sou jornalista, autista e exijo respeito”.
Merece destaque a “luta corajosa” de ambos na “defesa dos direitos humanos” e “da liberdade de expressão” em seus países. O jornalismo livre e independente protege a sociedade. Contra o quê? Por exemplo, contra o abuso de poder, a mentira e a propaganda de guerra.
Vivemos momentos dramáticos por aqui. Jornalistas são agredidos no cumprimento de seu trabalho. Aliás, não dizer o que algumas instituições, políticos, ou até mesmo o cidadão comum quer ouvir virou uma espécie de crime. As fakes News ganharam espaço. Na mesma proporção que o Estado se afastou de suas responsabilidades. Cada político emposs ado já começa a trabalhar para sua próxima campanha. Os compromissos assumidos com os eleitores são facilmente esquecidos. Ou abandonados.
Quanto mais nos afastamos da democracia, mais precisamos do jornalismo sério e de apuração bem executada. Entretanto, as profissões das áreas das Ciências Sociais e Humanas amargam a falta de entendimento e reconhecimento de sua importância.
Ou por outra, com essa falta de compreensão sobre a relevância dessas áreas, vimos emergir apresentadores como o lado B de médicos, terapeutas, professores, pedagogos, economistas entre outros. Contudo, sigo firme nesta profissão que escolhi há 33 anos.
Só me resta lamentar que nas ‘terras brasilis‘, o cidadão não perceba que a atuação do jornalista é que garante a luta pela esperança de dias melhores.
Texto da jornalista Selma Sueli Silva
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…
Ver Comentários
De fato a imprensa merece todo o rspeito,até porque ela existe para nos da a informação correta e imparcial e não esta enxurrada de baboseiras manipuladora da nossa opinião,querendo nos empurrar goela abaixo noticias manipuladas e sempre com a intenção de proteger ou atacar outro.A imprensa tem que dar a noticia na integra,eu é que decido se aceito ou não.....
Sim, há profissionais e profissionais. Nós é que devemos ser o filtro.