A jornalista, escritora, youtuber e pesquisadora Sophia Mendonça completa 25 anos hoje. Logo, 06 de Fevereiro é o aniversário da comunicadora. Ela é autora de oito livros. Dessa forma, eles incluem “Outro Olhar” (2015), “Danielle, Asperger” (2016) e “Neurodivergentes” (2019). Além disso, é uma das idealizadoras e apresentadoras do Canal do YouTube “Mundo Autista” (2015-presente). Por isso, ela e sua mãe Selma Sueli Silva são as youtubers autistas com mais tempo em atividade na versão brasileira dessa plataforma. Assim, ambas são pioneiras na produção de conteúdo sobre autismo no país.
Além disso, Sophia também está concluindo o mestrado em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela lançará a dissertação “A Interseccionalidade entre Autismo e Transgeneridade: diálogos afetivos no Twitter” (2022), com defesa marcada para 23 de fevereiro próximo. Ademais, o trabalho está previsto para se tornar um livro editado pelo Selo PPGCOM, da universidade. Nessa matéria, conheça a trajetória da comunicadora. Além disso, fique por dentro de novidades inéditas sobre a carreira dela.
Sophia Mendonça nasceu em 6 de Fevereiro de 1997. É a única filha do jornalista, escritor e editor Roberto Mendonça e da jornalista, escritora, youtuber, relações públicas e radialista Selma Sueli Silva.
Sophia teve que conviver cedo com crises vindas da interação do seu cérebro neurodivergente com o mundo. Além disso, manifestava fortes sinais de incongruência de gênero desde a infância.
Na primeira infância, a suspeita era de que se tratava de uma criança com altas habilidades. Afinal, Sophia tinha vocabulário rico e gostava de se comunicar com adultos. E não com crianças da mesma idade. Aos 11 anos, em 2008, veio o diagnóstico de autismo, embora ainda houvesse muito preconceito no trato médico com as questões de gênero.
Sophia sofreu bullying e crises de depressão, ansiedade e fobia social durante toda a adolescência. Mesmo assim, conseguiu se formar e comemorar cada vitória.
Em abril de 2015, Sophia tornou-se oficialmente budista. Como membro da organização Soka Gakkai Internacional (SGI). Ela atribui à prática e aos ensinamentos a mola propulsora que lhe permitiu perceber o que deveria transformar em sua vida.
No mesmo ano, lançou seu primeiro livro, “Outro Olhar”. Ele teve a primeira edição esgostada em dois dias. Ela também lançou, junto com a mãe, experiente comunicadora e também autista, o canal “Mundo Autista”. Vários outros livros vieram: “Danielle, Asperger” (2016), “Dez Anos Depois” (2018), “Neurodivergentes” (2019), “Entre Fadas e Bruxos” (2019), “Ikeda, um século de Humanismo” (2020) e “Expressão Criadora” (2020).
A comunicadora já afirmou em entrevistas ter sido perseguida em mídias sociais no começo de sua atividade profissional, o que fez com que ela manifestasse estresse pós-traumático. No entanto, ela também afirma que o mais importante para si é reafirmar sua missão de comunicadora humanista.
No momento, está em pré-venda o livro “Autismo no Feminino: A voz da mulher autista“. A obra é oganizada por Selma e Sophia. Além disso, conta com artigos científicos e relatos de mulheres autistas pesquisadoras e ativistas. O lançamento oficial será em 8 de março, às 20h, no Instagram do Mundo Autista.
Além disso, no dia 07 de Fevereiro, será lançado um podcast coapresentado e dirigido por ela e Marcos Maia. Intitulado “Amores (A)típicos”), ele trata da afetividade no autismo de maneira plural e faz parte do projeto Retratos Defiças. E mais, no mesmo dia, Sophia será debatedora no programa Rádio Vivo, da emissora Itatiaia.
Sophia Mendonça e Selma Sueli Silva também preparam o lançamento de mais um livro. “Diversos Diálogos: autismo(s), meios e mediações” será publicado pelo Selo PPGCOM/UFMG nos próximos meses e estará disponível gratuitamente no site da editora.
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?