O Mundo Autista

Sensibilidade sensorial no autismo

Em Frio e Calor, Selma e Sophia compartilham vivências sobre a sensibilidade de sensorial no autismo. E revelam situações engraçadas.

Capa do episódio "Frio e Calor", do podcast Mundo Autista D&I, com apresentação de Sophia Mendonça & Selma Sueli Silva. Em Frio e Calor, Selma e Sophia compartilham vivências sobre a sensibilidade de sensorial no autismo. E revelam situações engraçadas.

Em Frio e Calor, Selma e Sophia compartilham vivências sobre a sensibilidade de sensorial no autismo. E revelam situações engraçadas.

Sensibilidade sensorial no autismo é tema do Mundo Autista D&I. Aliás, o programa teve exibição na sexta-feira (23). Então, Frio e Calor é o quarto episódio da primeira temporada do podcast. Desse modo, aborda aspectos da sensibilidade dos autistas em vários sentidos, como paladar e audição. Aliás, o Mundo Autista D&I é um podcast criado pelas escritoras e influenciadoras Selma Sueli Silva & Sophia Mendonça.

A sensibilidade sensorial no autismo é o tema do episódio Frio e Calor, do podcast Mundo Autista D&I

Sobre frio, calor e sentidos

Toda a família das podcasters apresenta algo que traz muito sofrimento. Ou seja, a hipersensibilidade ao frio. Então, se a temperatura cai, a sensação térmica parece que diminui mais ainda para a gente. Antes, nos definíamos como daquelas pessoas que qualquer ventinho irrita. Inclusive, porque sentem frio de um jeito até mesmo constrangedor. 

Aliás, tanto Selma quanto Sophia colocam a roupa de frio até para ir à praia. É que, quando começa a ventar, sentem frio e irritação. E isso ocorre que todas as outras mulheres ainda continuem tranquilas com os seus biquínis.

Inclusive, o episódio defende que essas alterações podem ser para mais (hiper) ou para menos (hipo). Então, há casos de crianças que gostam de ficar sem roupa. Não suportam ficar vestidas. Também, isso pode significar uma hipersensibilidade à textura do tecido. Mas pode ser uma baixa tolerância ao calor. Só que isso varia de pessoa para pessoa. E pode afetar todos os sentidos. Assim, alterações sensoriais em autistas é um assunto sempre presente na vida deles.

O que é a sensibilidade sensorial no autismo?

Na verdade, o termo adequado é Transtorno de Processamento Sensorial (TPS). Esse conceito se refere a uma condição do cérebro e do sistema nervoso. Assim, ocorre quando ambos apresentam dificuldades para processar estímulos do ambiente, bem como os sentidos. Conviver com isso, na prática, não é nada fácil.

Ou seja, o episódio Frio e Calor explica outras questões que às vezes são pouco exploradas. Ou seja, equilíbrio e percepção da força. E, como o próprio nome do capítulo sugere, revela situações engraçadas que ocorrem na interação de autistas com o clima.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Mary silva
Ana Mary silva
1 ano atrás

Interessante estou vivendo esse mundo agora pq tenho um neto que estão completando o diagnóstico dele e preciso de todas as informações
Muito obrigado por essa nobreza de vcs todos