“Quero honrar as mulheres pioneiras”, declara Sophia Mendonça. Ela compartilhou essa determinação após participar de treinamento para mulheres com cargo de liderança na tecnologia. Portanto, além de ser influenciadora digital no Mundo Autista, Sophia também atua como desenvolvedora de software. Além disso, ela pesquisa acessibilidades afetiva e amorosa em ambientes digitais.
Quem é Sophia Mendonça?
Aliás, Sophia Mendonça é uma influenciadora digital e escritora brasileira. Assim, ela é a idealizadora e apresentadora do Mundo Autista D&I. Com isso, Sophia é uma das primeiras e mais longínquas youtubers autistas no país.
Dessa forma, os trabalhos de Sophia têm como foco as Teorias dos Afetos, autismo e acessibilidade, além da comunicação pelas mídias digitais, das questões de gênero e das narrativas de vida. Por sinal, em 2016, ela recebeu o Grande Colar do Mérito Legislativo de Belo Horizonte, a maior honraria do legislativo municipal.
Assim, Sophia é a pessoa mais jovem a receber essa homenagem. Em 2019, ela ganhou o prêmio de boas práticas do Erasmus+. Este é um programa da União Europeia. Como pesquisadora, Sophia identificou as dinâmicas entre pessoas autistas e transgêneros em mídias sociais como o Twitter e o Instagram.
Mulheres pioneiras são líderes em tecnologia
Em primeiro lugar, quero dizer que tive uma oportunidade maravilhosa de participar do bootcamp Woman Leadership. Afinal, o evento reuniu mulheres com cargos de liderança na tecnologia em grandes empresas. Aliás, foi um diálogo muito rico entre experiências específicas que me provocaram identificação não apenas pensando em mim, mas principalmente em minha minha mãe e minhas tias.
É que, segundo o IBGE, apenas 12% das pessoas programadoras são do gênero feminino. Da mesma maneira, venho de uma família de mulheres de vanguarda. Assim, vovó tornou-se procuradora aos 50 anos e minha tia/madrinha foi a primeira mulher engenheira a realizar uma obra de arte no Brasil. Da mesma forma, tenho uma tia juíza experiente e minha mãe que, após tornar-se assessora-chefe do INSS/MG, passou por várias transformações na carreira como radialista, empreendedora e criadora de conteúdo digital.
Desse modo, foi exatamente com o objetivo de seguir o legado das filhas e netas de Irene que objetivei participar deste treinamento. Assim, desenvolvi habilidades como autogestão, liderança de pessoas e capacidade de negociação destemida. Dessa forma, quero honrar as mulheres pioneiras.
Episódio do Mundo Autista sobre mulheres programadoras
Este episódio foi publicado no Dia do Programador. Inclusive, o vídeo narra a trajetória de Sophia Mendonça. Dessa forma, explica a narrativa dela como uma mulher autista que trabalha em uma grande empresa de tecnologia.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.