Pânico 5, ou simplesmente Pânico, é o filme de terror ideal em um contexto no qual todos fazem questão de oferecer a própria opinião sobre o gênero. Assim, a dupla de cineastas que veio em substituição ao genial Wes Craven é hábil na elaboração do quinto exemplar da franquia. Dessa forma, eles criam um produto que, ao mesmo tempo em que é um derivado agradável daquele universo, com referências bem familiares, é forte o suficiente para exibir uma personalidade própria.
Aliás, a definição do que seria o gênero de terror mudou significativamente entre 1996 e 2022, assim como a relação entre cineastas, espectadores e até mesmo o assunto da “história real” que os criadores exploram para entretenimento escapista. Inclusive, este Pânico tem como mote a rivalidade entre o terror psicólogico e aquelas produções consideradas mais rasteiras, com violência gratuita, as quais a franquia sempre buscou referenciar. Também chama a atenção como todos os personagens novos exibem um conhecimento ainda mais aprofundado sobre cinema do que as figuras que acompanhamos nos filmes anteriores.
Além disso, o famoso trio principal está de volta, com as presenças muito bem aproveitadas de Neve Campbell
, Courteney Cox e David Arquette. Porém, a sabedoria dos realizadores está justamente em reconhecer o papel deles nesse longa-metragem. Assim, estes personagens são cruciais à trama, mas desta vez, não se tornam condutores do enredo.Com isso, Pânico 5 busca se estabelecer não apenas como uma obra metalinguística, mas também como um filme de terror que funcione por si só. Dessa forma, é divertido e assustador desde o uso da trilha sonora até a edição, que colabora para a criação de um entretenimento envolvente. Aliás, o longa-metragem encontra-se disponível na Globoplay.
Sophia Mendonça é uma youtuber, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira. Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…