A jornalista, professora universitária e escritora Sophia Mendonça (youtuber do canal Mundo Autista) esteve no Centro Universidade Una, no campus de Betim, nesta quarta-feira (19) para ministrar uma palestra sobre “Autismo, Gênero e Sexualidade: descobrindo identidades e relações saudáveis”. Assim, a apresentação trouxe análises de um compilado de estudos científicos, exemplos de vivências pessoais e de estudos de caso.
Sophia Mendonça faz palestra sobre autismo, gênero e sexualidade na Una-Betim
Em seu Instagram, Sophia escreveu: “Senti-me honrada pelo convite da docente de Psicologia Isabella D’Avila para retornar às salas de aula do Grupo Ânima, agora como professora, e ministrar uma palestra sobre Autismo, Gênero e Sexualidade. Foi maravilhoso ver aquela sala enorme de Metodologias Atípicas lotada com uma plateia de estudantes de cursos diversos, de Pedagogia a Engenharia, passando por Medicina Veterinária, todos muito interessados e genuinamente abertos ao aprendizado e à troca de experiências e conhecimento.
É nisso que eu acredito, no poder do diálogo e das interações. Assim, preparei uma apresentação que mesclava embasamento científico com estudos de caso e vivências pessoais Dessa forma, pude tocar em temas polêmicos e relacioná-los com o cotidiano de mediadores em sala de aula, por exemplo. Uma aluna chegou a dizer: “Isso também me fez repensar a minha postura como mãe”, o que me tocou profundamente.
Ao final, falas de Selma Sueli Silva e de Isabella D’avila cortaram a discussão de uma maneira muito produtiva. Além disso, foi maravilhoso conhecer o professor Welder, de quem já sou grande admiradora, assim como já era da professora Isabella.”
A palestra sobre autismo, gênero e sexualidade de Sophia Mendonça no Centro Universitário Una
Com isso, após uma introdução técnica sobre autismo e também acerca do paradigma da neurodiversidade, a palestra de Sophia Mendonça se aprofundou em quatro eixos centrais. Ou seja: características do autismo no feminino; achados de pesquisa sobre autismo, sexualidade e relacionamentos amorosos; conceitos pertinentes a sexo e genero e a interseccionalidade entre as populações a autista e LGBTQIAPN+.
Cada um desses pontos trazia um compilado dos estudos temáticos realizados pela pesquisadora em universidades federais. Além disso, apresentou de exemplos midiáticos e literários a reflexões sobre as próprias experiências de Sophia. Aliás, ela é uma mulher trans e autista operada na cirurgia de redesignação social.
Evento contou com conteúdo científico e relatos íntimos
E ao finalizar a fala, Sophia fez seus apontamentos rumo à acessibilidade amorosa para autistas. Dessa forma, ela destacou a importância de estudos sobre o tema da violência médica. Isso, no que se refere à relação entre autistas e a própria sexualidade e identidade de gênero.
Sophia também compartilhou experiências íntimas que atravessaram a sua vivência como mulher autista. Ou seja, ela abordou desde relacionamentos tóxicos ao abuso sexual que sofreu um ano após a cirurgia de redesignação sexual. E afirmou que “amor e violência não combinam”.
Estudiosos e pesquisadores também marcaram presença
Depois disso, o evento contou com falas de Selma Sueli Silva (co-apresentadora do Mundo Autista) e a professora de Psicologia Isabella D’Avila (Centro Universitário Una), diálogos com a plateia e lançamento dos livros de Sophia e Selma. Assim, Selma relacionou os apontamentos de Sophia às experiências e aprendizado sobre inclusão escolar. Isabella, por sua vez, destacou a relevância daquele conteúdo para todas as profissões que de algum modo trabalham com relacionamentos humanos.
Em seu Instagram, Selma comentou: “Ontem, assisti à palestra “Autismo, Gênero e Sexualidade” de Sophia Mendonça, na Una de Betim, para alunos de Pedagogia, Psicólogos e outros, convidada da professora Isabela D’Ávilla. Foi uma noite de muito aprendizado, onde conteúdo técnico e vivência prática trouxeram para nosso universo assunto tão denso quanto instigante. Obrigada pela aula, Sophia. E ainda conheci o professor Welder, pessoa maravilhosa. Valeu!”
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” e repórter da “Revista Autismo“. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.