Primeiramente, vamos apresentar Fabiana Vargas Ferreira. Ela é dentista. Assim que ela passou no concurso, em 2017, ela veio para a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Mas foi em 2019, que Dra. Fabiana iniciou o projeto de extensão que hoje tem o nome de “Abordagem Multidisciplinar para Indivíduos com Transtorno de Espectro Autista”. Assim, o objetivo é que professores e alunos atendam autistas, de graça.
Desse modo, o projeto é voltado para saúde bucal com atenção e assistência. Aliás, tudo isso, com livre demanda e gratuito. Por isso, a realização é da Faculdade de Odontologia. A dentista explica que tem um sobrinho no TEA, transtorno do espectro do autismo. Entretanto, o diagnóstico foi tardio. Assim, ele ainda apresenta limitações sociais. Mas é muito inteligente e focado no que gosta.
Como é feito o atendimento aos autistas na pandemia
Entretanto, com a pandemia, veio a reformulação de todo o projeto. Como resultado, alunos e os professores da Faculdade de Odontologia e Terapia Ocupacional adequaram as atividades. Fabiana, Rosa Núbia Vieira de Moura e Lia Castilho são docentes da Faculdade de Odonto. Contudo, outras faculdades estão incluídas no projeto. Por exemplo, a docente da Terapia Ocupacional, Ana Amélia Cardoso e a professora voluntária, Fernanda Vargas Ferreira, da Fisioterapia da UNIMPAMPA, no Rio grande do Sul.
Dessa forma, o projeto criou página para divulgação no Instagram. Assim, podem ofertar materiais dentro de uma abordagem multidisciplinar. Entretanto, a previsão de retomada de atendimento presencial é a partir de março ou abril de 2022.
Parceria com o projeto Arte e Diferença
Dra. Fabiana cursa especialização em TEA, pela UFMG, para entender mais sobre o espectro. Então, neste semestre, o estágio dela é realizado no projeto Arte e Diferença, também da UFMG. Assim, nasceu a ideia de uma oficina voltada aos cuidadores de pessoas que estão dentro do TEA. O tema definido é a saúde bucal. Participação gratuita e on line.
Professores e alunos da UFMG atendem autistas, de graça
A oficina vai esclarecer sobre o uso de calendários para registro de atividades relativas à saúde da boca. Além disso, serão apresentados vídeos de como confeccionar boca com ‘dentes’, fantoches e vídeo de suporte visual.
A inscrição é feita no instagram Arte e Diferença como parte de 4 semanas de atividades com assuntos diversos. A oficina sobre a saúde bucal será às 19h, no dia 22 de novembro. Os materiais da oficina foram confeccionados pelos alunos. Serão ensinadas ferramentas eficientes como um afastador que facilita a escovação para quem tem dificuldade de abertura de boca, por exemplo.
Atendimento a autistas de maneira inclusiva
Os professores e alunos envolvidos na oficina desejam facilitar a inclusão. Afinal, eles consideram o papel dos cuidadores e responsáveis pelos autistas, muito mais que fundamental. Eles acreditam que podem partilhar experiências e, sobretudo, valorizar todas as áreas e saberes.
Roda de Conversa – Programação Completa
1) Saúde Bucal:
Falar sobre saúde bucal de forma leve e divertida, com foco nos desafios do cuidado a pessoa com Transtorno do Espectro Autista e propiciar a instrumentalização dos cuidadores/familiares/responsáveis ou interessados na temática usando tecnologias assistivas.
Dia: 22-11-2021
Horário: 19h às 20h
Condutora: Fabiana Vargas Ferreira
Convidadas: Docentes e discentes do Projeto de Extensão “Abordagem Multidisciplinar de Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista” ofertado pela FAO/UFMG (Fabiana Vargas Ferreira – Odontologia, Lia Silva de Castilho – Odontologia, Julia Rodrigues Andrade – Odontologia, Juliana de Miranda Carrer – Odontologia, Danielle Cristine
Gonçalves Silva – Terapia Ocupacional, Laura Beatriz De Jesus Souza – Psicologia, Laura Gismonti De Araújo Gaudêncio – Odontologia).
Confira a divulgação feita pela UFMG, neste link:
https://ufmg.br/comunicacao/noticias/semana-do-conhecimento-da-ufmg-traz-oficina-de-saude-bucal
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.