O SUS, a Santa Casa e Lagoa Santa - O Mundo Autista
O Mundo Autista

O SUS, a Santa Casa e Lagoa Santa

O Sus, a Santa Casa e Lagoa Santa. Cá estávamos nós: Sophia, o pai e a mãe. Roberto logo desceu e voltou com um recepcionista e a cadeira de rodas. Assim, Sophia foi rapidamente para a triagem e ganhou a pulseira amarela. Quando eu cheguei passei no guichê e fiz a ficha dela.

Algum tempo depois, chamaram Sophia e eu entrei com ela. Então, a médica clínica fez algumas perguntas. Falamos da chikugunya. Ela mediu a pressão de Sophia, fez o exame clínico e solicitou RX, exames de sangue e gasometria (super doloroso).

A gasometria é um grupo de exames laboratoriais que medem o pH e as quantidades de oxigénio (O2) e dióxido de carbono (CO2) no sangue. Para o exame, utiliza-se uma amostra de sangue arterial, obtida diretamente de uma artéria, através de uma punção na pele e na parede da artéria.

Entretanto, Roberto aguardava lá fora. Certamente, o mantive informado pelo WhatsApp.

O SUS

Durante toda a noite, o que vi foi minha filha fazendo exames, a médica orientando os técnicos, alguns exames sendo repetidos por precaução ou para confirmação.

Por exemplo, No Pronto Atendimento, a equipe atende outras pessoas, com a mesma assertividade e disciplina. Não há, entretanto, tempo para um acolhimento especial. Mas há sempre espaço para orientações.

Às 3h30 da madrugada de sexta veio a decisão. Minha menina seria internada. É que ela teve um derrame no pulmão e no coração. Um cirurgião iria verificar se era caso de intervenção para a retirada do líquido.

O SUS, a Santa Casa e Lagoa Santa

No dia seguinte, Sophia foi examinada pelo cirurgião e pelo clínico geral. Além de acadêmicos, do penúltimo ano de medicina. Aliás, não faltaram técnicos em enfermagem e enfermeiros também.

Eles logo constataram que a cirurgia não era indicada. Afinal, Sophia apresentava uma Insuficiência Cardíaca Congestiva, um estágio da insuficiência cardíaca em que o líquido se acumula ao redor do coração, tornando mais difícil para ele bater.

A ICC ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. Havia acúmulo também nos pulmões, abdômen e na parte inferior do corpo. Piorou com a chikugunya, mas não foi causada por ela.

A excelência da equipe médica, fisioterapia, psicologia, endocrinologia, psiquiatria, assistência social me chamou atenção

Essa turma se reuniu para o diagnóstico preciso. Mas também para o conforto e acolhimento da paciente. Enquanto isso, os enfermeiros e técnicos cuidavam de Sophia e buscavam mais dados para a equipe.

Sophia e Ana Raquel, acadêmica em medicina, área Clínica Médica.

O susto no SUS

No dia 06 de maio, veio o susto, com o código amarelo. O código amarelo é um código hospitalar que indica alterações agudas no estado de saúde de um paciente de risco. Assim, ele é acionado quando um paciente apresenta sinais de instabilidade clínica. E lá foi minha menina para o CTI.

No SUS, na Santa Casa e Lagoa Santa, Sophia combate o bom combate

Ela foi para o CTI cedo e voltou ao quarto às 16 horas do mesmo dia. E mais: os membros inferiores, depois de quase um mês, estavam desinchados. Quanta gratidão! Gratidão ainda ao SUS, Santa Casa e Lagoa Santa.

Depois disso, Sophia vem melhorando e se acertando com a medicação. Foi detectado o sopro no coração, além da insuficiência cardíaca.
A cardiologista explicou que vai ajustar a medicação para Sophia ir para casa. Ela seguirá com o tratamento e com o acompanhamento médico. Se tudo der certo, Sophia sai do hospital na semana que vem, depois do dia 13 de maio. Já deu! 😀

(Amanhã conto os pontos altos e os nem tanto, desta história. Não deixe de checar.)

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores 2022, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments