O polêmico filme de terror A Substância - O Mundo Autista
O Mundo Autista

O polêmico filme de terror A Substância

O polêmico filme de terror A Substância, com Demi Moore, conseguiu um feito raro no canal ‘Filmez Para Sempre’: recebeu nota dez das críticas Sophia Mendonça & Selma Sueli Silva.

O polêmico filme de terror A Substância, com Demi Moore, conseguiu um feito raro no canal 'Filmez Para Sempre': recebeu nota dez das críticas Sophia Mendonça & Selma Sueli Silva.

O polêmico filme de terror A Substância, com Demi Moore, conseguiu um feito raro no canal 'Filmez Para Sempre': recebeu nota dez das críticas Sophia Mendonça & Selma Sueli Silva.

O polêmico filme de terror A Substância, com Demi Moore, conseguiu um feito raro no canal ‘Filmez Para Sempre’: recebeu nota dez das críticas Sophia Mendonça & Selma Sueli Silva.

O canal “Filmes Para Sempre“, das jornalistas e escritoras Sophia Mendonça & Selma Sueli Silva, lançou no último domingo (29) uma vídeo resenha do longa-metragem A Substância, de 2024. O filme, aliás, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes e, para muitos avaliadores, tem chance de dar a Demi Moore a primeira indicação ao Oscar. Já a análise, que culminou com uma nota dez de ambas as youtubers, destacou as vivências de mulheres, os padrões estéticos de beleza, o etarismo e as alegorias do Horror Coporal.

O polêmico filme de terror A Substância

Se para Selma a sensação pós-sessão foi de um soco no estômago em forma de filme, Sophia confessou ter saído bastante mexida do cinema, como se te fizesse presenciado um grito de raiva descontrolado após ser reprimido por muito tempo. Porém, ela esclarece que a obra é muito bem calculada. Isso porque produção tem muitas metáforas visuais, poucos personagens muito bem desenvolvidos e atuações primorosas e viscerais de Margaret Qualley e Demi Moore.

“Este filme pega todo o grotesco do horror corporal que sempre colaborou com a objetificação das mulheres e mostra que quanto o desprezo também existe nesse corpo, porque a mulher é aquilo tudo. A raiva, a briga interna fomentada pelos outros aparece do filme de uma maneira que é impossível ficar imune“, comentou Sophia Mendonça.

Sobre o que é o filme A Substância?

Em A Substância, Elisabeth Sparkle (Demi Moore) é uma celebridade em declínio que enfrenta uma reviravolta inesperada ao ser demitida de seu programa fitness na televisão. Desesperada por um novo começo, ela decide experimentar uma droga do mercado clandestino que promete replicar suas células, criando temporariamente uma versão mais jovem e aprimorada de si mesma.

Agora, a atriz se vê dividida entre suas duas versões (Margaret Qualley), que devem coexistir enquanto navegam pelos desafios da fama e da identidade. “Já sonhou com uma versão melhor de si mesmo? Você. Só que melhor em todos os sentidos. De verdade. Você precisa experimentar este novo produto, A Substância. MUDOU A MINHA VIDA. Ele gera outro você. Um você novo, mais jovem, mais bonito, mais perfeito. E há apenas uma regra: vocês dividem o tempo. Uma semana para você. Uma semana para o novo você. Sete dias para cada um. Um equilíbrio perfeito. Fácil, certo?

Mulheres, Terror Corporal e A Substância

Segundo Selma Sueli Silva, o filme mexeu com várias mulheres, daquelas que nunca se importaram com procedimentos estéticos, àquelas que já sabiam que a sociedade não cobra uma mulher bonita, mas sim perfeita. Até se isso custar o sangue dela. Afinal, para o diretor da emissora, papel de Dennis Quaid, não importa se a atriz ganhou Oscar. Mas sim, se ela é uma figura jovem e atraente. “O curioso é que a diretora Coralie Farjeaut usa grandes angulares para provocar um desprezo e um nojo por esse personagem que causa muito mais espanto do que a beleza madura de Demi Moore“, completou Sophia Mendonça

Para Selma, no entanto, o peso das cobranças estéticas ao feminino é crescente. “A mulher não pira e quer ficar desse jeito de uma hora para a outra. Isso acontece porque até a competência profissional dela é colocada em cheque se ela não corresponder a esses padrões“, observou a jornalista. Selma também pontuou que a mulher mais nova não é uma réplica da mais velha. Essas personalidades entram em conflito e, portanto, a noção de equilíbrio está no cerne da narrativa. Outro ponto que ela destacou foi a direção de arte capaz de evidenciar toda a solidão da protagonista.

Avaliação Sophia

Avaliação: 5 de 5.

Avaliação Selma

Avaliação: 5 de 5.

Vídeo sobre o filme ‘A Substância’ no YouTube. Canal FIlmes Para Sempre, com Sophia Mendonça & Selma Sueli Silva.

Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber dos canais “Mundo Autista” e “Filmes Para Sempre”. e é colunista da “Revista Autismo/Canal Autismo“ e do “Portal UAI“. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Aém disso, é youtuber dos canais “Mundo Autista” e “Filmes Para Sempre“. Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2022, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments