Neste mês de abril, dia 12A, a #IBM Brasil realizou o evento “Abraços Especial – Nada sobre nós sem nós”. Selma Sueli Silva foi convidada para mediar o diálogo entre alguns colaboradores neurodivergentes que compartilharam histórias. Ou seja, Abraços Especial marcou o primeiro ano do grupo de afinidades de Neurodiversidade na IBM Brasil.
O BRG (Business Resource Group) LGBT+, criado em 2021, atua na área de D&I – Diversidade e Inclusão. Assim, o BRG ajuda a conectar os objetivos de negócio com as necessidades de sua força de trabalho. Então, inclui o respeito às diferenças e observa aspectos inerentes aos profissionais LGBT+.
Além disso, trabalha iniciativas voltadas ao desenvolvimento de carreira, atração de talentos e engajamento das lideranças. Certamente, tudo isso, proporciona uma troca valiosa de experiências. E enriquece as relações de trabalho.
Dessa maneira, a #IBM Brasil promove diversidade com inclusão. Aliás, essa é uma escolha consciente para que os funcionários venham inteiros para o trabalho. Além disso, o mais interessante é constatar que desde 1984, a IBM já incluía a orientação sexual numa política de não discriminação.
Um dos símbolos que representam a Neurodiversidade é o símbolo do #infinito. Desse modo, ele traz a ideia de inúmeras possibilidades, esperança e a diversidade de expressão. Então, é nessa linha que o líder do BRG-Brasil, Roberto Santos Santejo, explica que “Na #IBM Brasil defendemos e respeitamos a Neurodiversidade. E mais, incluímos pessoas neurodivergentes em nosso ambiente de trabalho.”
Em outras palavras, Santejo esclarece que “termos um grupo de afinidades aumenta a conscientização de neurodiversidade dentro da IBM. Isso traz a certeza de que podemos abraçar este tema de maneira ampla.” Ele conta que quando iniciaram o grupo, há um ano, já havia um programa sólido de contratação de autistas. Dessa forma, o grupo elevou o tema a outro patamar de D&I Diversidade e Inclusão. Portanto, o líder do BRG conclui: “Estamos muito felizes por tudo que fizemos e tudo que iremos fazer! Então, aqui abraçamos a Neurodiversidade em suas infinitas possibilidades!”
Maria Augusta Torres, IT Leader OM, conta que o programa de Neurodiversidade, iniciado antes mesmo do Grupo de afinidades, foi o que viabilizou a contratação de funcionários autistas. Assim, ela ressalta: “Vemos que esta foi uma semente importante que pavimentou esse caminho tão bem executado.”
Hoje, a IBM conta com vários funcionários neurodiversos. E pode evidenciar os benefícios reais de uma inclusão intencional. Os eventos internos e agora externos, na #IBM trazem compartilhamento de informações e conhecimento. No dia 12, por exemplo, foi a vez de falar sobre autismo, TOD e outras pílulas de conhecimento
.As “Pílulas de #Neurodiversidade” são criadas e gravadas por IBMistas. Eles representam esse meio. Numa dessas pílulas, a pergunta instiga e esclarece: Você sabe o que é TOD – Transtorno Desafiador de Oposição? Quem responde é a Cristiane Meguro que fala sobre essa condição comportamental que afeta, principalmente, as crianças.
Ouça o que diz Cristiane Meguro, aqui.
Thiago Diniz atua em BSO Client Financing, como Cash Applicator Specialist. Ele é autista e tem o TDAH como condição coexistente. Thiago participa da BRG de Neurodiversidade. Ele foi um dos convidados para falar no evento: “Todos nós somos diferentes uns dos outros. O que nós muitas vezes não nos damos conta é que os nossos cérebros, também, possuem diferenças. São essas inúmeras peculiaridades que nos fazem ser quem somos. E o fato de sermos diferentes entre nós, é o que dá diversidade à vida.”
Ouça o que diz Thiago Diniz, aqui.
A jornalista Selma Sueli Silva falou das características do autista. Explicou como pode ser interessante ter a pessoa com cérebro neurodivergente na empresa. Ela é autista e mãe de autista. Assim, explicou, também, porque autista detesta viver sob pressão.
Atualmente, a líder de Diversidade e Inclusão da IBM para América Latina, Stephanie Stolfo, comemora o crescente engajamento dos funcionários da IBM. Afinal, a empresa mantém histórico de estar sempre à frente quando se trata da implementação de inovações que busquem o sucesso de todos os envolvidos. Para tanto, Stephanie destaca duas iniciativas que são o o diferencial da #IBM:
1- Nossa missão em incluir pessoas com deficiência foca em suas habilidades, com treinamentos e ferramentas que promovam acessibilidade e suporte aos gestores e ao profissional. Assim, o funcionário(a) se desenvolve tecnicamente e garante um plano de carreira. 2- Nossos cinco grupos de afinidade (Mulheres, LGBTQI+, Pessoas com Deficiência, Neurodiversidade e Afro), formados por voluntários, promovem a troca de experiências e a realização de iniciativas focadas no desenvolvimento dos nossos profissionais. Como por exemplo treinamentos, workshops, campanhas, sessões de mentoria etc.
#NadaSobreNósSemNos #Infinito #Colaborativo
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?