Blog

Mãe Tagarela: Mundo das Sensações Invertidas

Quando o pacote chegou, pelo correio, eu fiquei curiosa. Aliás, eu já havia recebido um livro da “Coleção Conto com Você”, presente da ‘Mamãe Tagarela’, e amado a ludicidade do convite expresso no embrulho: “o momento que você estava esperando chegou.” Assim, abri e como da outra vez, a capa colorida e muito bem ilustrada, encheu-me os olhos. Era o segundo livro de Thaís Cardoso, “O mundo das sensações invertidas, com ilustrações de Bruna Dornelles.”

Thaís, a Mamãe Tagarela, é a autora de outro livro infantil, “O fone que não fica música” que fala sobre o autismo e bullying. O convite, agora, veio para conhecer mais sobre o Transtorno do Processamento Sensorial, TPS, tendo como cenário, o encantamento de uma festa de aniversário. O prefácio é da Terapeuta Ocupacional Infantil, Claudia Tavares.

Transtorno do Processamento Sensorial

Eu descobri que tinha cérebro neurodivergente somente aos 53 anos. Hoje estou com 60 e ainda me incomodam várias sensações provocadas ora por hipersensibilidade sensorial, ora pela hipossensibilidade. Aliás, é importante ressaltar que, na vida adulta, essas características afetam até a vida sexual feminina.

Além disso, em minha história e na história de vida de minha filha, também autista, a seletividade alimentar por causa da sensibilidade do tato e do paladar, é um desafio que não vencemos até hoje. Afinal, a falta de estímulos ou tratamento adequado na infância ou adolescência trazem prejuízo ao adulto com diagnóstico tardio.

O Mundo das Sensações Invertidas

Não precisa ser assim. Para tanto, o livro nos convida a conhecer os 8 sentidos de nosso corpo e suas funções. Mais que isso, é um convite ao diálogo com as crianças sobre como nosso corpo

e seu funcionamento nos torna, a todos, seres únicos e especiais.

Desde Ana e sua alegria por ter todos os amigos por perto, até as presenças de Mia e Eric, os seus convidados para sua festa de aniversário, descobrimos com a leitura, que a linguagem amorosa nos aproxima e proporciona interação com nossos amigos.

Portanto, mais uma vez a autora, ilustradora e editora nos trazem mais que o acesso à informação. Esse time de mulheres nos brinda com a beleza da interação humanizada, com a certeza de que, “quando gostamos de alguém, tentamos, ao máximo, aprender sobre o amigo para incluí-lo do jeitinho que ele é.”

Coleção Conto com Você
Sobre a autora e a ilustradora

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.

Mundo Autista

Posts Recentes

A música Firework, de Katy Perry, é um hino budista?

Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…

5 horas atrás

Crítica: Enfeitiçados (2024)

Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…

2 dias atrás

Crítica: A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter

Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…

2 dias atrás

O autismo na série Geek Girl

O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…

4 dias atrás

Crítica: Os Fantasmas Ainda Se Divertem (2024)

Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…

4 dias atrás

Crítica: Ainda Estou Aqui (2024)

Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!