O Mundo Autista

Mãe Tagarela: Mundo das Sensações Invertidas

Desenho dos irmãos Mia e Eric, filhos da autora do livro O Mundo das Sensações Invertidas, da Mamãe Tagarela

Os irmãos Mia e Eric, filhos da autora do livro O Mundo das Sensações Invertidas, Thaís Cardoso, a @mamaetagarela

Quando o pacote chegou, pelo correio, eu fiquei curiosa. Aliás, eu já havia recebido um livro da “Coleção Conto com Você”, presente da ‘Mamãe Tagarela’, e amado a ludicidade do convite expresso no embrulho: “o momento que você estava esperando chegou.” Assim, abri e como da outra vez, a capa colorida e muito bem ilustrada, encheu-me os olhos. Era o segundo livro de Thaís Cardoso, “O mundo das sensações invertidas, com ilustrações de Bruna Dornelles.”

Thaís, a Mamãe Tagarela, é a autora de outro livro infantil, “O fone que não fica música” que fala sobre o autismo e bullying. O convite, agora, veio para conhecer mais sobre o Transtorno do Processamento Sensorial, TPS, tendo como cenário, o encantamento de uma festa de aniversário. O prefácio é da Terapeuta Ocupacional Infantil, Claudia Tavares.

Transtorno do Processamento Sensorial

Eu descobri que tinha cérebro neurodivergente somente aos 53 anos. Hoje estou com 60 e ainda me incomodam várias sensações provocadas ora por hipersensibilidade sensorial, ora pela hipossensibilidade. Aliás, é importante ressaltar que, na vida adulta, essas características afetam até a vida sexual feminina.

Além disso, em minha história e na história de vida de minha filha, também autista, a seletividade alimentar por causa da sensibilidade do tato e do paladar, é um desafio que não vencemos até hoje. Afinal, a falta de estímulos ou tratamento adequado na infância ou adolescência trazem prejuízo ao adulto com diagnóstico tardio.

O Mundo das Sensações Invertidas

Não precisa ser assim. Para tanto, o livro nos convida a conhecer os 8 sentidos de nosso corpo e suas funções. Mais que isso, é um convite ao diálogo com as crianças sobre como nosso corpo e seu funcionamento nos torna, a todos, seres únicos e especiais.

Desde Ana e sua alegria por ter todos os amigos por perto, até as presenças de Mia e Eric, os seus convidados para sua festa de aniversário, descobrimos com a leitura, que a linguagem amorosa nos aproxima e proporciona interação com nossos amigos.

Portanto, mais uma vez a autora, ilustradora e editora nos trazem mais que o acesso à informação. Esse time de mulheres nos brinda com a beleza da interação humanizada, com a certeza de que, “quando gostamos de alguém, tentamos, ao máximo, aprender sobre o amigo para incluí-lo do jeitinho que ele é.”

Coleção Conto com Você

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments