A jornalista e escritora Selma Sueli Silva participou do programa Brasil das Gerais. Isso ocorreu na edição de 18 de junho de 2024, alusiva ao Dia do Orgulho Autista. Assim, o tema do episódio foi o autismo em adultos.
Ex-integrante do programa Rádio Vivo recebeu diagnóstico de autismo adulta
Selma, que foi jurada e produtora da Rádio Itatiaia entre os anos 2001 e 2015, compartilhou a trajetória do seu diagnóstico. Ou seja, ela disse que foi graças à filha, a também jornalista e escritora Sophia Mendonça, que ela obteve o laudo.
Isso ocorreu porque a jovem percebeu as características da neuro divergência na mãe. E após conversar com seu psicólogo, Sophia teve sua suspeita confirmada pelo profissional. Com isso, ele indicou uma clínica e uma psiquiatra para que a mãe se consultasse.
Por onde anda Selma Sueli Silva, da Rádio Itatiaia?
][Hoje, Selma Sueli atua como youtuber do canal do YouTube Mundo Autista junto com Sophia Mendonça. Além disso, Selma é autora de livros como “Minha vida de trás para frente – A jornalista que se descobriu autista” (2017) e “Camaleônicos – A vida de autistas adultos” (2019).
Para a escritora, receber o diagnóstico adulta foi um impacto que a levou a questionar se era falsa, em função das estratégias que desenvolveu para conviver em sociedade. O que a levou a um enorme desgaste.
Mas, após iniciar o tratamento, ela pode desenvolver outras estratégias de maneira menos sofrida. “Melhorou, principalmente, porque eu me enamorei de mim e me aceitei”, revelou Selma Sueli Silva.
Jornalista da Rádio Itatiaia fala sobre seu diagnóstico de autismo
Esta edição do Brasil das Gerais encontra-se disponível na íntegra no canal do programa no YouTube. Também participaram do episódio a diretora do Censa, Natália Costa, e o psiquiatra André Luís Pires. Além deles, marcaram presença as mães de autista Fátima Gonçalves, Maria Margarida de Melo e Helena Maria de Souza. Assim como a educadora e escritora Danielle Muffato e a psicóloga Letícia Grossi.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.