Tabus sobre a maternidade atípica e a identidade de gênero, da Juruá Editora, será lançado em breve. O livro tem como base as anotações nos cadernos de terapia de Selma Sueli Silva. Esta é uma jornalista autista e mãe da pesquisadora e comunicadora Sophia Mendonça, que é uma mulher autista e transexual. Aliás, desde 2015, a dupla apresenta o Mundo Autista. Este é, afinal, o mais antigo canal de autistas em atividade no YouTube brasileiro.
Assim, o livro tem como protagonistas duas mulheres. Elas representam a persona das autoras, mas contam a história de muita gente além delas. Dessa forma, a obra tem como objetivo compartilhar estratégias e experiências que foram úteis à jornada vitoriosa de inclusão social de Selma, uma mãe autista e TDAH, e sua filha.
Já Sophia, além de manifestar as mesmas condições, já experienciou a incongruência de gênero e o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Mas, apesar dos prognósticos de dependência total e impossibilidade de se graduar, Sophia hoje é uma doutoranda com mais de dez livros publicados. Além disso, já realizou o sonho da cirurgia de redesignação sexual.
Diante disso, o escritor vencedor de prêmios como Jabuti, Nestlé e Biblioteca Nacional Léo Cunha observou que escrever essa história foi um ato de coragem da dupla. Afinal, elas comparilham questões íntimas com o objetivo de não permitir que nenhuma família se sinta sozinha como já se sentiram um dia. Assim, há uma estrutura que se utiliza de personagens fictícios bas eados em pessoas e situações reais. Com isso, a obra ajuda a desenvolver habilidades para lidar com crises, meltdowns
e colapsos mentais.Além disso, ela auxilia no processo de conhecimento do funcionamento de pessoas neurodivergentes e traz estratégias para evitar que uma deficiência ou transtorno apague outra condição que também precisa ser cuidada e investigada. Por meio das aplicações e interações com profissionais da psicologia e da psiquiatria, a dupla de mulheres com deficiência e neurodivergentes mostra como transformou a vivência de uma maternidade atípica sem suporte em uma missão de atuar positivamente na vida de outras pessoas.
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Além disso, em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Por sua vez, Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Assim, em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. Além disso, é membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?