Tabus sobre a maternidade atípica e a identidade de gênero, da Juruá Editora, será lançado em breve. O livro tem como base as anotações nos cadernos de terapia de Selma Sueli Silva. Esta é uma jornalista autista e mãe da pesquisadora e comunicadora Sophia Mendonça, que é uma mulher autista e transexual. Aliás, desde 2015, a dupla apresenta o Mundo Autista. Este é, afinal, o mais antigo canal de autistas em atividade no YouTube brasileiro.
Assim, o livro tem como protagonistas duas mulheres. Elas representam a persona das autoras, mas contam a história de muita gente além delas. Dessa forma, a obra tem como objetivo compartilhar estratégias e experiências que foram úteis à jornada vitoriosa de inclusão social de Selma, uma mãe autista e TDAH, e sua filha.
Já Sophia, além de manifestar as mesmas condições, já experienciou a incongruência de gênero e o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Mas, apesar dos prognósticos de dependência total e impossibilidade de se graduar, Sophia hoje é uma doutoranda com mais de dez livros publicados. Além disso, já realizou o sonho da cirurgia de redesignação sexual.
Diante disso, o escritor vencedor de prêmios como Jabuti, Nestlé e Biblioteca Nacional Léo Cunha observou que escrever essa história foi um ato de coragem da dupla. Afinal, elas comparilham questões íntimas com o objetivo de não permitir que nenhuma família se sinta sozinha como já se sentiram um dia. Assim, há uma estrutura que se utiliza de personagens fictícios bas eados em pessoas e situações reais. Com isso, a obra ajuda a desenvolver habilidades para lidar com crises, meltdowns
e colapsos mentais.Além disso, ela auxilia no processo de conhecimento do funcionamento de pessoas neurodivergentes e traz estratégias para evitar que uma deficiência ou transtorno apague outra condição que também precisa ser cuidada e investigada. Por meio das aplicações e interações com profissionais da psicologia e da psiquiatria, a dupla de mulheres com deficiência e neurodivergentes mostra como transformou a vivência de uma maternidade atípica sem suporte em uma missão de atuar positivamente na vida de outras pessoas.
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Além disso, em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Por sua vez, Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Assim, em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. Além disso, é membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…