Uma Família Feliz (2023) é uma obra cruel e profundamente perturbadora. Isso acontece ao trabalhar temas cotidianos, como a depressão pós-parto, a maternidade sem suporte e a cultura do cancelamento como fonte para um terror psicológico desconfortável.
Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini brilham em thriller brasileiro
Além disso, ao pouco a pouco trazer outros assuntos ainda mais delicados ao debate, que vão da pedofillia à psicopatia, a produção escancara o quanto um lado verídico de uma narrativa pode estar longe do senso comum. E, assim, revela o quão destrutivas podem ser as consequências de essa verdade continuar sendo encoberta.
Uma Família Feliz é livro e filme com a pegada do escritor Raphael Montes
Nesse sentido, a interpretação primorosa de Grazi Massafera é o pilar do longa-metragem. Com isso, chega a impressionar os modos afetivos como ela consegue transitar entre as camadas de nuances e reviravoltas do roteiro de Raphael Montes, que também assina a versão literária. Dessa forma, Uma Família Feliz provoca a dor de tocar em feridas necessárias de serem tocadas, mas que não sabemos como reagir.
Avaliação
Confira minha página de críticas e avaliações no Letterboxd, onde compartilho meu diário de filmes!
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Sophia também é formada nos cursos de crítica de cinema “A Arte do Filme” (2018) e “Teoria, Linguagem e Crítica Cinemtográfica” (2021), do professor Pablo Villaça. Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+. Sophia Mendonça é uma jornalista e escritora.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.