“Menendez – Irmãos de Sangue” é um telefilme do canal Lifetime com base na história real dos personagens-título, que assassinaram os próprios pais após sofrerem uma série de abusos deles. Assim, a trama real é, em suas provocações acerca de dilemas éticos e morais, forte o suficiente para prender a atenção do público. Dessa forma, o longa-metragem nos faz questionar: o que as pessoas são capazes de fazer quando se sentem ameaçadas? E quais são as consequências práticas disso?
Com isso, o enredo explora as motivações que levaram aos assassinatos do empresário José Menendez e de sua esposa, Kitty, pelas mãos de seus filhos Lyle e Erik, no ano de 1989. Assim, “Menendez – Irmãos de Sangue” é particularmente eficaz na maneira como confere humanidade aos seus personagens. Lyle e Eric, por exemplo, poderiam soar como meros criminosos cruéis. Porém, graças ao cuidado do intérpretes Myco Olivier e Nico Torterella, eles se convertem em figuras complexas. Ou seja, tanto Lyle como Eric são vítimas e algozes quase que na mesma proporção. Isso ocorre porque, embora o ato de assassinato seja indefensável, os atores são tão hábeis ao retratar o background dos personagens que torna-se difícil julgá-los. Assim, entedemos os sentimentos e o sofrimento deles.
Entretanto, quem rouba a cena é Courtney Love, que já havia mostrado brilhantismo em obras como “O Povo Contra Larry Flyint
” (1996) e poderá ser vista em “Assassination” (2024), em que contracenará com Al Pacino e John Travolta. Aqui, ela transforma a mãe Kitty Menendez em uma mulher repleta de medos e sentimentos reprimidos. Isso ocorre embora por vezes ela também seja dominadora. Porém, conseguir despertar simultaneamente no público um misto de raiva, medo, pena e indiferença é privilégio dos grandes intérpretes. E em “Menendez – Irmãos de Sangue”, Love o faz com louvor.Fechando o elenco principal, Benito Martinez e Meredith Scott Lynn tem desempenhos corretos, apesar de estarem presos às características evidentes de seus personagens: o pai abusivo e a advogada criminal com visão humanizada. De qualquer forma, Menendez: Irmãos de Sangue envolve e impacta graças às boas atuações.
Sophia Mendonça é uma youtuber, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira. Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…