Crítica do Filme: O Exorcista do Papa - O Mundo Autista
O Mundo Autista

Crítica do Filme: O Exorcista do Papa

Russell Crowe surpreende em filme de terror sobre exorcismo. Filme O Exorcista do Papa trabalha ideias de dúvida e crença.

Russell Crowe surpreende em filme de terror sobre exorcismo. Filme O Exorcista do Papa trabalha ideias de dúvida e crença.

O Exorcista do Papa é um filme de terror que sabe jogar com as potencialidades de uma premissa inspirada em relatos de uma figura real. Assim, a obra acompanha o padre Gabriele Amorth, que foi exorcista do Vaticano. Além disso, este longa-metragem segue a cartilha do clássico O Exorcista. Ou seja, o diretor Julius Avery trata a narrativa com uma veracidade documental. 

Filme O Exorcista do Papa trabalha ideias de dúvida e crença

Com isso, O Exorcista do Papa trabalha as noções de dúvida e crença. Ao mesmo tempo, a produção analisa as diferenças narrativas entre uma possessão demoníaca e um distúrbio psiquiátrico. Porém, ao contrário de O Exorcista, este horror recente se encaixa mais em um pastelão para entretenimento do que em algo grandioso e horripilante. Isso provavelmente ocorre pela inevitável comparação desta obra com outras tantas que apareceram nas cinco décadas que separam uma obra da outra. 

Em outras palavras, O Exorcista do Papa apresenta muitos clichês e expectativas fáceis de antecipar. Este é um problema para um filme que, em certo grau, depende da imprevisibilidade para amedrontar a plateia. Ainda assim, o longa-metragem tem acertos que garantem um entretenimento até muito interessante. Por exemplo, a obra sabe trabalhar com eficácia a sugestão da culpa como algo que alimenta o pecado e fortalece os demônios.

Russell Crowe surpreende em filme de terror sobre exorcismo

Além de imprimir essa qualidade à obra, o diretor Julius Avery cria bem o aspecto visual do horror. Dessa forma, há um ritmo ágil e momentos chocantes. Já o protagonista Russell Crowe traz charme e imponência ao papel.  Afinal, o ator sabe dosar uma composição densa com alívios cômicos bem-vindos em um filme que não se leva tão a sério.

Avaliação

Avaliação: 3 de 5.

Trailer

Trailer do fime O Exorcistta do Papa, que está em cartaz nos cinema
Sophia Mendonça

Autora da Crítica

Sophia Mendonça é uma youtuber, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira. Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Milena
Milena
1 ano atrás

Se a critica é ruim… é porque o filme realmente é bom. Agora é que não perco mesmo. Aliás, li uma excelente crítica sobre o filme em um site católico. Deve ser ótimo!

Joao
Joao
1 ano atrás

A autora da critica é youtuber… kkk… ja perde credibilidade aí!

Angelo
Angelo
1 ano atrás

O filme é fraco como terror. Esse é o cinema de hoje…

Ricardo Kawamori
Ricardo Kawamori
1 ano atrás

O filme é bom!
Assim como muitos filmes assustadores em alguns momentos deixa a desejar. Mas não deixa de ser interessante! Recomendo!

ELIO RICARDO ALVES DA SILVA
ELIO RICARDO ALVES DA SILVA
Reply to  Ricardo Kawamori
8 meses atrás

Eu gostei vi este mês se alguém não gostou e uma opinião de cada um