O Mundo Autista

M3gan

Filme com a aterrorizante boneca assassina M3gan está em cartaz nos cinemas. Confira a crítica de Sophia Mendonça.

Filme com a aterrorizante boneca assassina M3gan está em cartaz nos cinemas. Confira a crítica de Sophia Mendonça.

Um dos atrativos de “M3gan”, filme de terror em cartaz nos cinemas, é a aparência da personagem que dá título à obra. Afinal, o estilo da boneca parece capaz de dialogar com vários elementos do imaginário popular, que vão da ingenuidade infantil à malícia sensual e assustadora. Aliás, os experientes roteiristas em terror James Wan e Akela Cooper mostram consciência do quão esdrúxulo é o material com que trabalham.

Filme de terror M3gan está em cartaz nos cinemas

Dessa forma, “M3gan” poderia até ser comparado a outros filmes de bonecos aterrorizantes, como aqueles protagonizados por Chucky e Annabelle. Por exemplo, a abordagem do terror é feita com um deboche que beira a comédia em diversos momentos. Mas as motivações da protagonista aqui são diferentes, pois há um instinto protetor na boneca em relação à dona, Candy (Violet McGraw).

Porém, a tutora de Cady, Gemma (Allison Willians), não é do tipo maternal. Afinal, ela é uma adulta com muito mais foco em trabalho do que em questões familiares, mesmo que este ofício seja relacionado à confecção de brinquedos infantis. Mas agora, elas só tem uma a outra como família. Então, terão que aprender a conviver bem o suficiente para convencer à psiquiatra da aptidão de Gemma para cuidar da criança.

Quem é a boneca do filme M3gan?

E é neste contexto que M3gan surge como a solução perfeita. Aliás, o protótipo de boneca é capaz de memorizar grandes quantidades de informações. Dessa forma, ela pode ensinar a criança e atuar como babá. Ou seja, é uma companheira para todos os momentos, o que não deixa de ser o sonho de muitos pais e filhos, inclusive por suprir as carências das crianças. E cabe a Candy testar este produto.

Com isso, o cineasta Gerard Johnstone nos entrega um filme de terror com elementos densos. Porém, ele opta por abordar com certa leveza que dialoga bem com o tom que o roteiro confere à narrativa. Então, muito mais do que um terror psicológico inteligente, este é um terror macabro e fantasioso. Ou seja, que tem como principal foco explorar as possibilidades que a boneca oferece para perturbar as plateias. Essa característica pode ser observada nos gestos da atriz Amie Donald, que empresta o corpo à personagem, embora ela seja dublada por outra atriz, Jeena Davis. Afinal, o modo estranho e variado como ela se movimenta é capaz de despertar a curiosidade de uma maneira divertida e incômoda.

Avaliação

Avaliação: 3.5 de 5.

Trailer

Trailer do filme M3gan, em cartaz nos cinemas

Autora da Crítica

Sophia Mendonça é uma youtuber, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira. Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments