A resposta a estas perguntas é extremamente variável! Afinal, estamos falando do ESPECTRO Autista, e grafamos espectro em caixa alta por um motivo: é VARIÁVEL. Nem todo Autista é igual. Conhecemos e nos relacionamos com Autistas que amam o carnaval, adoram estar nos bloquinhos ou mesmo ir até a Sapucaí e virar a madrugada acompanhando os desfiles. Também conhecemos Autistas que preferem acompanhar o carnaval pela TV ou então nem isso: preferem ver um filme qualquer ou ler um livro – nada de agitação.
O Carnaval é uma época de festa e celebração, mas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pode ser um desafio devido aos estímulos sensoriais intensos, como músicas altas, fantasias elaboradas e aglomerações.
Há muitas outras variáveis e alternativas. Mas, o que sempre vale é o respeito e a compreensão. Se o Autista quiser ir pra folia, vá com ele. Mas, ao menor sinal de desconforto, leve-o embora: o desconforto pode ser maior e ele está tentando não deixar transparecer para não atrapalhar o seu rolé. Tenha empatia!
Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Assim, em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. Além disso, é membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. É um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…