O Mundo Autista

Autistas no Carnaval

Autistas no Carnaval: Você é Autista? Gosta de Carnaval? Não gosta? Confira o vídeo de Selma Sueli Silva e texto de Ramon de Assis.

Autistas no Carnaval: Você é Autista? Gosta de Carnaval? Não gosta? Confira o vídeo de Selma Sueli Silva e texto de Ramon de Assis.

Autistas no Carnaval: Você é Autista? Gosta de Carnaval? Não gosta? Confira o vídeo de Selma Sueli Silva e texto de Ramon de Assis.

Autistas no Carnaval: Você é Autista? Gosta de Carnaval? Não gosta?

A resposta a estas perguntas é extremamente variável! Afinal, estamos falando do ESPECTRO Autista, e grafamos espectro em caixa alta por um motivo: é VARIÁVEL. Nem todo Autista é igual. Conhecemos e nos relacionamos com Autistas que amam o carnaval, adoram estar nos bloquinhos ou mesmo ir até a Sapucaí e virar a madrugada acompanhando os desfiles. Também conhecemos Autistas que preferem acompanhar o carnaval pela TV ou então nem isso: preferem ver um filme qualquer ou ler um livro – nada de agitação.

O Carnaval é uma época de festa e celebração, mas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pode ser um desafio devido aos estímulos sensoriais intensos, como músicas altas, fantasias elaboradas e aglomerações.

Porém, algumas atitudes podem fazer com que Autistas se sintam mais a vontade durante a folia.

  • Preparação Antecipada: Se você for familiar ou amigo, explique antes sobre tudo a respeito do Carnaval, o que ocorre no evento em que vocês vão e mostre fotos e vídeos. YouTube é uma boa pedida. O Autista também poderá simplesmente assistir e se mostrar desconfortável ou negar de pronto.
  • Evite Multidões: Nem todo Autista se sente bem em multidões, alguns inclusive tem Enoclofobia (medo de multidões).
  • Abafadores de Sons: Podem ser uma boa pedida para aqueles que possuem muita sensibilidade a barulhos, música alta etc., mas, que querem ir um pouco pra folia. Existem os de inserção ou tipo concha.

Há muitas outras variáveis e alternativas. Mas, o que sempre vale é o respeito e a compreensão. Se o Autista quiser ir pra folia, vá com ele. Mas, ao menor sinal de desconforto, leve-o embora: o desconforto pode ser maior e ele está tentando não deixar transparecer para não atrapalhar o seu rolé. Tenha empatia!

Vìdeo

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Assim, em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. Além disso, é membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.

Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. É um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments