Lives e Vídeos

Autistam conversam sobre morar longe de casa

Autistas conversam sobre morar longe de casa em série do canal do YouTube “Mundo Autista” (2015 – atual). Assim, a websérie trouxe três episódios, com exibição entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, em que conversei com o pesquisador James Cruz sobre a experiência de morar sozinho e longe de casa.

Websérie do Mundo Autista aborda os desafios de autistas em morarem longe da família

Dessa forma, a entrevista teve como tema os desafios que a pessoa autista enfrenta ao morar longe de sua terra natal ou longe da família. Isso porque o James foi do estado brasileiro do Pará para a Inglaterra ainda sem saber do próprio diagnostico de autismo. Já no meu caso, a mudança de Minas Gerais para o Rio Grande do Sul aconteceu muitos anos após eu ser diagnosticada.

Aliás, o James Thiago Cruz é pesquisador e bacharel em Relações Internacionais e Biologia, além de mestre em Desenvolvimento Sustentável e membro das Comissões da Pessoa com Deficiência da OAB/PA e da ONU. Ele já havia aparecido em três episódios do Mundo Autista no ano de 2023, por meio uma participação fruto de gravação para o congresso “Extraordinário” (2023), da Revista Autismo em parceria com a Genial Care. É que, nesse evento, entrevistei o James e a psicóloga Myriam Letícia.

Série “Morando Fora de Casa” é protagonizada por Sophia Mendonça e James Cruz

Assim, na primeira parte de “Morando Longe de Casa” (2023-2024), James e eu abordamos os preparativos para a mudança, o que inclui os riscos e a ansiedade do processo. Depois, no episódio 2, refletimos sobre a necessidade de suporte e a busca por autonomia e autocuidado. Por fim, no último capítulo da série, revelamos nossas experiências após saírmos de nossas terras natais e do berço familiar para assumirem mais responsabilidades fora de casa.

Dessa forma, a série completa pode ser vista no canal do YouTube Mundo Autista:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Autora

Sophia Mendonça é uma jornalista, escritora e pesquisadora brasileira. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+

Mundo Autista

Posts Recentes

Crítica: “Socorro!”(2026)

Sam Raimi e o "Terrir": A Estética Macabra e Corporal de "Socorro!", com Rachel McAdams…

2 dias atrás

Crítica: “A Casa de Cera” (2005)

Além dos 100 minutos: A Narrativa, o Design de Produção Visceral e o Elenco do…

3 dias atrás

Crítica: “Os Sete Relógios de Agatha Christie” (2026)

Além de Poirot e Miss Marple: O brilho da nova protagonista na série "Os Sete…

4 dias atrás

A importância da psiquiatria no tratamento do autismo

Descobri a importância da psiquiatria no tratamento do autismo ao conhecer minha psiquiatra. Ela me…

2 semanas atrás

Crítica: “De Férias com Você” (2026)

De Férias com Você é adaptação da obra de Emily Henry. O casal em De…

2 semanas atrás

Crítica: “Um Terror de Parentes” (2025)

O Desequilíbrio entre o Nojo e o Riso em "Um Terror de Parentes". Filme tem…

2 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!