Autista não compreende metáforas? Afinal, há uma crença popular de que pessoas com autismo não compreendem figuras de linguagem ou metáforas. Sophia Mendonça explica que com ela não é bem assim. Isso pode variar muito de acordo com onde se encontra a pessoa com autismo dentro do espectro.
Assim, as figuras de linguagem e as metáforas podem ser desafiadoras para as pessoas com autismo, que tendem a ter um pensamento mais concreto, literal e lógico. Mas elas podem aprender a entender e usar esses recursos com o apoio e a orientação adequados.
– Explicar o significado das expressões figuradas de forma clara e objetiva, usando exemplos concretos e visuais.
– Ensinar as pessoas com autismo a identificar pistas contextuais e não verbais que podem indicar que alguém está usando uma figura de linguagem ou uma metáfora.
– Estimular as pessoas com autismo a fazer perguntas quando não entenderem o que alguém quis dizer com uma palavra ou expressão.
– Apresentar as figuras de linguagem e as metáforas de forma lúdica e divertida, usando jogos, histórias, músicas, desenhos etc.
Dessa forma, as figuras de linguagem e as metáforas são importantes para a comunicação, pois permitem transmitir ideias, emoções e opiniões de forma mais rica, criativa e interessante. Assim, as pessoas com autismo podem ampliar suas habilidades comunicativas e sociais, e se expressar melhor, se aprenderem a compreender e usar esses recursos.
Ramon de Assis
Pesquisador, Mercadólogo e Copywriter de Belo Horizonte
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?
Ver Comentários
Obrigada por compartilhar, gratidão! Parabéns pelo conteúdo!
É possível indicar jogos, desenhos que eu poderia usar?