Blog

Autismo em detalhes

O autismo pode se manifestar em pequenos detalhes. Mesmo que a pessoa não tenha o diagnóstico. Aliás, foi o que aconteceu comigo. Bem cedo manifestei o interesse pela leitura. Então, eu lia revistinhas em quadrinhos: Tio Patinhos, Pato Donald, Pateta e outros. Mas quando fui apresentada à Turma da Mônica tudo mudou!

Autismo e a linguagem dos quadrinhos

Quando me deram a minha primeira revistinha da Turma da Mônica, eu ganhei um presente muito maior que se pensava. É que o conteúdo das revistas da Disney, apesar de muito bom, trazia uma realidade que não era do Brasil. Eram traduções.

De repente, eu fui apresentada a uma turminha que dizia e sentia coisas e situações mais próximas à minha realidade. Com o passar do tempo, inclusive, apareceram crianças com as mesmas características de alguns garotos que chamavam de garotos de inclusão.

Quem é o André, personagem da Turma da Mônica

André apareceu pela primeira vez na revistinha promocional, “Turma da Mônica – Um Amiguinho Diferente”. André tem interesses específicos e interessantes, como montar incríveis quebra-cabeças. Assim, em set embro de 2019, foi a vez de a Revista Autismo

destacar a inclusão e o acolhimento da Turma da Mônica, não só dentro das histórias, mas também dentro dos Estúdios da Mauricio de Sousa Produções (MSP), que teve um dia especial para receber autistas.
Fonte: Revista Autismo

Autismo em detalhes: quanto menos informação visual, melhor é

Outra vantagem da Revista da Turma da Mônica é que os trações eram mais simples, menos rebuscados. Dessa forma, as cores pareciam realçar mais. Foi um conforto aos meus olhos. A sobrecarga de informação visual pode ser um gatilho para uma crise. Comparem as diferenças abaixo:

Capa
Capa
Miolo
Miolo

Autismo em detalhes

Conclusão: Esses e outros foram pequenos detalhes que fizeram de minha vida na infância, sem o diagnóstico de TEA – Transtorno do Espectro do Autismo, mais lúdica e menos confusa. Desse modo, “Dai a César o que é de César: Valeu, Maurício de Souza.

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.

Mundo Autista

Posts Recentes

Resenha: “Amar é Relativo”, de Sophie Kinsella

Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…

2 dias atrás

Crítica: Jurado Nº 2 (2024)

Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…

5 dias atrás

Ressaca Social no Autismo

Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…

6 dias atrás

O suporte do autismo nível 1 é para a vida toda

Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…

7 dias atrás

Crítica: Silvio (2024)

Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…

1 semana atrás

O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?

O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?

2 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!