O autismo pode se manifestar em pequenos detalhes. Mesmo que a pessoa não tenha o diagnóstico. Aliás, foi o que aconteceu comigo. Bem cedo manifestei o interesse pela leitura. Então, eu lia revistinhas em quadrinhos: Tio Patinhos, Pato Donald, Pateta e outros. Mas quando fui apresentada à Turma da Mônica tudo mudou!
Quando me deram a minha primeira revistinha da Turma da Mônica, eu ganhei um presente muito maior que se pensava. É que o conteúdo das revistas da Disney, apesar de muito bom, trazia uma realidade que não era do Brasil. Eram traduções.
De repente, eu fui apresentada a uma turminha que dizia e sentia coisas e situações mais próximas à minha realidade. Com o passar do tempo, inclusive, apareceram crianças com as mesmas características de alguns garotos que chamavam de garotos de inclusão.
André apareceu pela primeira vez na revistinha promocional, “Turma da Mônica – Um Amiguinho Diferente”. André tem interesses específicos e interessantes, como montar incríveis quebra-cabeças. Assim, em set embro de 2019, foi a vez de a Revista Autismo
destacar a inclusão e o acolhimento da Turma da Mônica, não só dentro das histórias, mas também dentro dos Estúdios da Mauricio de Sousa Produções (MSP), que teve um dia especial para receber autistas.Outra vantagem da Revista da Turma da Mônica é que os trações eram mais simples, menos rebuscados. Dessa forma, as cores pareciam realçar mais. Foi um conforto aos meus olhos. A sobrecarga de informação visual pode ser um gatilho para uma crise. Comparem as diferenças abaixo:
Conclusão: Esses e outros foram pequenos detalhes que fizeram de minha vida na infância, sem o diagnóstico de TEA – Transtorno do Espectro do Autismo, mais lúdica e menos confusa. Desse modo, “Dai a César o que é de César: Valeu, Maurício de Souza.
Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…