“Por exemplo, com o professor Toda aprendi quatro pilares vitais para a criação de valores humanos: orientação, educação, treinamento e apoio. Eles podem ser definidos, superficialmente, da seguinte forma: (1) orientação é ajudar as pessoas a desafiar e superar suas fraquezas e seus medos, para que sejam felizes; (2) educação é dar o exemplo e entrar em ação juntos; (3) treinamento é confiar, empoderar e dar oportunidades para que as pessoas pratiquem o que aprenderam. Por fim, 4) apoio é reconhecer os esforços das pessoas. Quer sejam ou não bem-sucedidas, e louvar e cuidar de cada indivíduo.” Daisaku Ikeda
Desse modo, somente quando a orientação, educação, treinamento e apoio estiverem solidamente estabelecidos, os valores humanos para o kosen-rufu serão criados. Portanto, a eficácia desses quatro pilares também dependerá do quanto aqueles que promovem essa criação desenvolvem a própria vida. Além disso, dependerá do quanto progridem em sua revolução humana.
Aliás, não precisamos de habilidades especiais para dar orientação e treinamento. Dessa forma, a atitude de lutar pelo crescimento mútuo é o que importa. Ou seja, ao orar pelo progresso dos outros e sempre dialogar com eles, tanto nós como eles avançaremos. E nos desenvolveremos.
Então, no budismo, cultivar valores humanos não implica colocar as pessoas em um molde. Ou ainda, forçá-las a se encaixar em alguma noção preconcebida de valor humano ideal. Portanto, o objetivo é permitir que a individualidade de cada pessoa irradie o seu melhor brilho.
O princípio dos esforços da Ong SGI – Soka Gakkai Internacional em criar valores humanos é permitir que todos demonstr em seu incomparável potencial interior ao máximo. Então, criando a harmonia entre a individualidade de cada pessoa
e o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”, avançamos no kosen-rufu (paz mundial). Desejando a nossa felicidade e a dos demais, manifestamos nossa nobre missão como bodisatvas da terra. (…)Na educação humanística, os valores humanos não são pessoas especiais ou diferentes de qualquer outra; é tudo uma questão de polir a sua capacidade.
Determinar que seus sucessores são valores humanos com potencial para superá-lo. E mais, treiná-los para que se tornem melhores que você — eis a tradição da educação humanística, em relação aos jovens.
Em suma, o espírito fundamental dos líderes é permitir que todos sejam felizes. Assim, ser feliz para se desenvolver como indivíduos excelentes. E, também, para exercer plenamente seus pontos fortes e suas potencialidades.
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