A orientação, educação, treinamento e apoio - O Mundo Autista
O Mundo Autista

A orientação, educação, treinamento e apoio

Universidade Soka do Japão, Desenho de Nilton Guimarães

Universidade Soka do Japão, Desenho de Nilton Guimarães

Por exemplo, com o professor Toda aprendi quatro pilares vitais para a criação de valores humanos: orientação, educação, treinamento e apoio. Eles podem ser definidos, superficialmente, da seguinte forma: (1) orientação é ajudar as pessoas a desafiar e superar suas fraquezas e seus medos, para que sejam felizes; (2) educação é dar o exemplo e entrar em ação juntos; (3) treinamento é confiar, empoderar e dar oportunidades para que as pessoas pratiquem o que aprenderam. Por fim, 4) apoio é reconhecer os esforços das pessoas. Quer sejam ou não bem-sucedidas, e louvar e cuidar de cada indivíduo.” Daisaku Ikeda

Criar valores humanos para um mundo de paz (kosen rufu)

Desse modo, somente quando a orientação, educação, treinamento e apoio estiverem solidamente estabelecidos, os valores humanos para o kosen-rufu serão criados. Portanto, a eficácia desses quatro pilares também dependerá do quanto aqueles que promovem essa criação desenvolvem a própria vida. Além disso, dependerá do quanto progridem em sua revolução humana.

Orientação, educação, treinamento e apoio

Aliás, não precisamos de habilidades es­peciais para dar orientação e treinamento. Dessa forma, a atitude de lutar pelo crescimento mútuo é o que importa. Ou seja, ao orar pelo progresso dos outros e sempre dialogar com eles, tanto nós como eles avançaremos. E nos desenvolveremos.

Cultivar valores humanos. Educação e apoio

Então, no budismo, cultivar valores humanos não implica colocar as pessoas em um molde. Ou ainda, forçá-las a se encaixar em alguma noção preconcebida de valor humano ideal. Portanto, o objetivo é permitir que a individualidade de cada pessoa irradie o seu melhor brilho.

O princípio dos esforços da Ong SGI – Soka Gakkai Internacional em criar valores humanos é permitir que todos demonstrem seu incomparável potencial interior ao máximo. Então, criando a harmonia entre a individualidade de cada pessoa e o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”, avançamos no kosen-rufu (paz mundial). Desejando a nossa felicidade e a dos demais, manifestamos nossa nobre missão como bodisatvas da terra. (…)

Polir sua capacidade

Na educação humanística, os valores humanos não são pessoas especiais ou diferentes de qualquer outra; é tudo uma questão de polir a sua capacidade.

Determinar que seus sucessores são valores humanos com potencial para superá-lo. E mais, treiná-los para que se tornem melhores que você — eis a tradição da educação humanística, em relação aos jovens.

Em suma, o espírito fundamental dos líderes é permitir que todos sejam felizes. Assim, ser feliz para se desenvolver como indivíduos excelentes. E, também, para exercer plenamente seus pontos fortes e suas potencialidades.

  • Educação Humanística Soka: teoria de criação de valor de Tsunesaburo Makiguchi, na qual o propósito essencial da educação é o crescimento contínuo da pessoa por toda a vida. Crescimento que é possível pela obtenção de experiência, que evolui em profundidade e extensão a partir da convivência no lar, na escola e, finalmente, na vida social.
  • Daisaku Ikeda: Daisaku Ikeda é um construtor da paz, filósofo budista, educador, autor e poeta. Ele foi presidente da organização budista leiga Soka Gakkai no Japão de 1960 a 1979 e é o presidente fundador da Soka Gakkai International (SGI), uma das maiores e mais diversificadas associações budistas comunitárias do mundo, promovendo uma filosofia de empoderamento e engajamento social pela paz. Ele também é o fundador do sistema Soka Schools e de várias instituições internacionais que promovem a paz, a cultura e a educação.
  • Fonte: Revista Terceira Civilização Agosto/2016

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments