A importância da mediação escolar é um desafio. Certamente exige que as escolas repensem toda a sua estrutura, com novos métodos de ensinar. Aliás, a realidade de salas repletas, formação deficitária, professores sobrecarregados, processos de aprendizagens diferenciados, singularidades, necessidades educacionais especiais, entre outros, selou a necessidade de avançarmos sempre. E foi das necessidades individuais de cada aluno, que nasceu a mediação escolar no Brasil.
Assim, a inclusão com mediador escolar de modo mais intenso aconteceu em torno dos anos 2000, mas ainda não sistematizado. No início, quem fazia o acompanhamento junto das crianças nas salas de aulas eram os profissionais da saúde. Em 2015, entretanto, com a Lei da Inclusão Brasileira da Pessoa com Deficiência, LBI, 13.146, a presença do mediador passou a ser um direito em escolas públicas e particulares. Portanto, é imprescindível pontuar a atuação da mediação escolar e a sua relação com o professor, assim como a realização de trabalhos científicos que valorizem essa função.
O mediador escolar deve ter uma relação harmoniosa e interativa com o professor e o aluno. Além disso, deve, também, ter aptidões e habilidades interpessoais para desenvolver e manter relações de trabalho eficaz com as crianças, família e demais profissionais da escola. Tudo isso para:
Saber respeitar e compreender as dificuldades da criança e da família e ter flexibilidade para se adequar à dinâmica do ambiente escolar.
Apesar de a figura do mediador na escola ser garantida em lei, não há muitos esclarecimentos quanto ao papel e as atribuições deste profissional. Assim sendo, compromete a relação e interação com o professor e no desenvolvimento do aluno com alguma deficiência. Portanto, devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para que os objetivos e funções da mediação escolar fiquem claros. Tudo isso, para levar assim, ao desenvolvimento de uma atuação responsável e ética.
Todos os envolvidos no processo devem, então, trabalhar em consonância, para atender a necessidade educativa daquela criança, favorecendo as metas traçadas por toda equipe.
DATA
Dias 03 e 04/02/23
Dias 10 e 11/02/23
(sexta de 18:00 as 21:30) (sábado de 09:00 as 18:00)
Público alvo: acompanhantes terapêuticos, professores, familiares e demais profissionais que atuam na educação inclusiva do aluno autista
Conteúdo Programático:
✏Introdução ao TEA e Particularidades do processo ensino/aprendizagem
✏O contexto da educação inclusiva e o papel do mediador escolar
✏Desafios sensoriais e comportamentais/estratégias de atuação
✏Como favorecer o desenvolvimento das habilidades sociais e de comunicação
✏Potencializando as funções executivas e autonomia
✏Como otimizar a apresentação do conteúdo educacional
Karlen Pagel
Terapeuta DIRFloortime®️ (DIR-Proficient)
Especialista em Transtornos do Espectro Autista na Adolescência
Mentoria em Programa de Desenvolvimento Domiciliar, profissional e educacional
Tatiana Righetti
Terapeuta DIRFloortime®️
Psicóloga Especialista em Desenvolvimento
Especialista em Intervenções precoces no autismo
Coaching de pais
Mediadora Escolar há mais de 03 anos
PRIMEIRO LOTE: Inscrição antecipada, até 15 de dezembro de 2022: R$ 200,00
SEGUNDO LOTE: Inscrição antecipada de 16 de dezembro de 2022 a
15 de janeiro de 2023: R$ 220,00
TERCEIRO LOTE: Inscrição de 16 de janeiro de 2023 a
dia primeiro de fevereiro de 2023: R$ 250,00
Mais informações, clique aqui em Motivação Autismo
Da Redação do Mundo Autista
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