Blog

Podcast TransParente, com Selma e Sophia

Radialista veterana comanda episódio sobre maternidade e transexualidade. Escute e curta o Podcast Transparente, com Selma e Sophia.

Nesta segunda (07), o portal O Mundo Autista lança sua nova produção em Podcast. TransParente é apresentado pela radialista e criadora de conteúdo digital Selma Sueli Silva e participação de Sophia Mendonça. Entretanto, este primeiro episódio tem como focos os desafios e surpresas da mãe. Mas, também, a obra aborda narrativas de vida de mulheres transexuais. E, o mais importante, a web série enfoca o amor e a harmonia familiar.


Além disso, o podcast TransParente marca o retorno de Selma Sueli Silva à mediação de um programa sonoro. Ela, que começou como debatedora em horário nobre da Rádio Itatiaia, (onde permaneceu por quinze anos), já apresentou talk shows de variedades em diversas emissoras. Mas agora, ela, diante da saudade intensa dos ouvintes, quer retomar o vínculo com eles, de outra forma.


É que Selma tem dedicado boa parte do seu tempo a projetos específicos à Internet, durante os últimos anos. Isso, quando não está cuidando da casa ou dividindo projetos com a filha. Aliás, maternidade é um dos temas que ela discute no podcast. Na verdade, é um dos principais assuntos da atração.

Abaixo, confira entrevista com Selma Sueli Silva:

O que você pretende transmitir com este novo programa?
Eu queria muito desmistificar algumas coisas que eu descobria e estudava e que foram fazendo sentido na minha cabeça. Mas não é o meu lugar de fala. Claro, porque essa vivência é da minha filha. Entretanto, o que eu queria abordar era sobre essa realidade para a famílias que passam por situação semelhante. Isso mesmo, há muitas pessoas que passam por dilemas semelhantes. E é, exatamente, para essas pessoas que vamos mostrar que a coisa não é um bicho de sete cabeças, que todo mundo fala.

Dessa maneira, eu pensei em como é que eu poderia falar sobre mulher trans. Essa vivência é de minha filha. Sou apenas, parente. Bingo, nascia a web série TransParente. A mãe falando de forma acessível e transparente para para as famílias de pessoas. Dessa forma, o Podcast TransParente, com Selma e Sophia, documenta o processo de transição de minha filha.

Como você enxerga a cirurgia de “mudança de sexo”, ou afirmação de gênero?
A cirurgia plástica chegou à sociedade de forma crescente. Mas, infelizmente, tal cirurgia pode ser usada para o bem e para o mal. Ela transforma o rosto de pessoas, constrói um novo rosto, reconstrói órgãos perdidos num acidente.

Assim, podemos juntar uma necessidade orgânica das pessoas, com sua necessidade mental. Nesse contexto, surgiu a cirurgia de redesignação. Então, o que queremos nesse podcast é que você
olhe de frente, com foco no ser humano, no relacionamento humano, e no amor, na harmonia familiar, com o foco nisso tudo em como e aprenda como pode conseguir isso tudo? É importante conseguir, ter acesso à essa cirurgia. Afinal, não são criaturas levianas que brincam de ser homem ou mulher. Não é nada disso. Existem estudos, números e estatísticas que comprovam a seriedade do assunto. Vamos analisar tudo isso, no Podcast TransParente, com Selma e Sophia.

O Podcast da mãe transparente

O que você pretende transmitir com este novo programa?
Eu queria muito desmistificar algumas coisas que, com o tempo, foram fazendo sentido na minha
cabeça e transformando minha abertura e opinião para elas. Entretanto, este não era meu lugar de fala, porque essa vivência é da minha filha. Mas como abordar sobre a vivência da família eu, como uma mãe TransParente, encontrei meu lugar de fala.
Qual a importância da família em TransParente?


A primeira coisa é a gente entender que quando somos mães, quando somos pais, ainda assim, não podemos ter e moldar um bonequinho de argila, conforme meu desejo e decisão. Não funciona assim.
Então é preciso, que a gente aprenda a ser pai e mãe também. Contudo, sem abandonar um olhar diferenciado diante daquele serzinho. O filho que veio para a gente. Quero mostrar isso no Podcast TransParente, com Selma e Sophia.

Desde sempre eu via, eu percebia esse tipo de interação mais feminina da Sophia com o mundo. Ou seja, desde sempre ouvi muitas coisas. Aliás, 99% delas poderia, ser, facilmente, descartados. A sociedade ainda continua fortalecida para julgar e sentenciar comportamentos.

História cravada na carne de Selma e Sophia

Mas eu, sofria essa realidade na pele. Assim, o efeito foi o contrário. Já que o desconhecido assustava, decidi não negá-lo. Negar não faz nada desaparecer. Afinal, negar só traz mais sofrimento. Para você e para o seu filho. Se você ama a sua filha, é necessário que você compreenda isso. Então, eu me debrucei sobre o que existia na literatura, os depoimentos e fui estudar.

Foi, desse modo, que eu percebi que as famílias estão muito mal informadas. Assim, a sociedade está muito mal informada, também. Porque quando eu leio e estudo, eu percebo, de fato, a identidade da minha filha. Descubro, também, os caminhos para tornar a qualidade de vida de minha filha melhor. Certamente, uma mãe não mede esforços para isso.

Mas, o que as famílias fazem? Comentam: “Nossa, mas a estatística de assassinato é muito maior de pessoas trans. A sociedade rechaça, não tem emprego. Então, a pessoa só tem um fim, um funil que
a leva para a prostituição.
Isso é verdade, se somente se, a família for a primeira a dar o pontapé nessa pessoa. Quando você nega isso e é a primeira a dar o pontapé, a sociedade, covardemente, se sente no direito de ir lá xingar, taxar, julgar e condenar. Ou seja, se a pessoa for rechaçada pelos próprios pais, então, o que podemos esperar da sociedade?

Ser transparente é ser feliz

Qual o seu papel como mãe, hoje em dia, para Sophia, aos 25 anos?
É verdade, a minha filha não deixou de ser a minha filha. Dessa maneira, a minha responsabilidade de
construir o valor ou, em outras palavras, de educar um valor para o mundo, para a sociedade, continua a
mesma. E aí, tem jeito de não ser invasivo? Tem. A gente começou a pesquisar de maneira conjunta e unida, o que não entendemos, não conhecemos ou o que nos desafia. Hoje somos, acima de tudo, parceiras nessa trajetória de descobertas para sermos mais felizes e, assim, contribuir para a felicidade de outras pessoas também.

Ouça o podcast completo no link: Podcast Transparente com Selma e Sophia

Da redação do Mundo Autista

Mundo Autista

Posts Recentes

Palestra sobre autismo, gênero e sexualidade na Una-Betim

Sophia Mendonça faz palestra sobre autismo, gênero e sexualidade na Una-Betim. Evento contou com conteúdo…

2 dias atrás

Especial Dia do Orgulho Autista 2024!

Especial Dia do Orgulho Autista 2024: Uma Viagem pelos 9 Anos do Canal Mundo Autista,…

4 dias atrás

Palestra ‘Autismo, Gênero e Sexualidade’ em 19 de junho

Palestra Autismo, Gênero e Sexualidade: descobrindo identidades e relações saudáveis, com Sophia Mendonça, no Centro…

4 dias atrás

A prática budista do daimoku

A prática budista do daimoku é a forma mais segura de atingir o Estado de…

5 dias atrás

Mania ou hábito em pessoas autistas

Como saber se é mania ou hábito em pessoas autistas? Afinal, ambos podem ser diferentes…

5 dias atrás

A comunicação com crianças autistas não verbais

A comunicação com crianças autistas não verbais. Seguem algumas estratégias baseadas em fontes confiáveis.

5 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!